Alguns filmes se transformam em grandes sucessos de bilheteria, devido aos incríveis efeitos especiais e por terem a sorte de contar com um elenco de peso e um roteiro impressionante. No entanto, algumas produções contrariam a lógica, caem nas graças do público e arrecadam muito dinheiro, mesmo com orçamentos muito baixos e elencos nem sempre muito conhecidos mas que entregam trabalhos primorosos.

Todos nós somos apaixonados por cinema não é mesmo ? Então confere essa lista com filmes que, apesar dos orçamentos muito reduzidos, se transformaram em grandes sucessos, tanto de crítica como de público.

Pulp Fiction: Tempo de Violência (1994)

Escrito e dirigido por Quentin Tarantino, Pulp Fiction: Tempo de Violência se transformou em um grande sucesso de bilheteria. A produção custou oito milhões de dólares e arrecadou 200 milhões. O orçamento inicial era ainda menor, mas aumentou quando o astro Bruce Willis foi integrado ao elenco. O filme venceu mais de 40 prêmios internacionais, incluindo a Palma de Ouro e o Oscar de melhor roteiro original.

Sinopse: Assassino que trabalha para a máfia se apaixona pela esposa de seu chefe quando é convidado a acompanhá-la, um boxeador descumpre sua promessa de perder uma luta e um casal tenta um assalto que rapidamente sai do controle.

O Mariachi (1992)

Robert Rodríguez, diretor de O Mariachi, conseguiu juntar três, dos sete mil dólares que custou o filme, após se voluntariar para testar um novo medicamento contra o colesterol. Boa parte do roteiro foi escrita enquanto esteve fechado em um laboratório, e uma grande parcela do orçamento foi gasta para comprar rolos de filmes. Mas, apesar de tudo, o resultado foi muito satisfatório: a arrecadação em bilheteria superou os dois milhões de dólares.

Sinopse: Mariachi é um cantor popular, que vai de cidade em cidade apresentando seu repertório em troca de dinheiro para sobreviver. Ao chegar a um pequeno vilarejo, ele acreditava ser este seu dia de sorte, pois logo no segundo bar que visita já consegue trabalho como seresteiro. O que ele não sabe é que, no momento de sua chegada, pistoleiros locais estão à espera de um inimigo assassino, que veste preto e carrega consigo caixas de violão idênticas. Não demora muito para que Mariachi seja perseguido.

Ou Tudo ou Nada (1997)

Ou Tudo ou Nada é um filme de enorme sucesso comercial e com ótimas críticas internacionais. A produção custou 3,5 milhões de dólares e arrecadou mais de 258 milhões, uma das maiores arrecadações do Reino Unido. Dizem que o sucesso tem alguma relação com o falecimento da princesa Diana na época; ou seja, as pessoas estavam muito tristes e precisavam de uma história divertida para aliviar a dor.

Sinopse: A crise econômica chegou à cidade de Sheffield, na Inglaterra. Sem emprego e desesperados, ex-metalúrgicos decidem montar um show de “striptease” para as mulheres da região. O único problema é que eles estão longe de serem modelos de beleza.

Juno (2007)

O filme Juno teve quatro indicações ao Oscar, incluindo as de melhor filme, melhor roteiro original e melhor atriz. Em apenas 20 dias de exibição, conseguiu recuperar todo o dinheiro gasto. O orçamento inicial, de 6,5 milhões de dólares, se multiplicou por 35 e o filme se transformou no mais rentável da distribuidora Fox Searchlight Pictures.

Sinopse: A adolescente Juno MacGuff engravida do melhor amigo, decide ter o bebê e o entrega para adoção. Então, ela escolhe um roqueiro fracassado e sua mulher dedicada para serem os pais adotivos da criança.

Dirty Dancing — Ritmo Quente (1987)

O filme é um dos maiores clássicos dos anos 80 e conta a paixão de uma adolescente por um professor de dança. A produção custou seis milhões de dólares e arrecadou mais de 213 milhões. Se você é fã da história, prepare-se, pois acabam de confirmar a realização de uma nova versão, que mais uma vez contará com a participação de Jennifer Grey e será dirigido por Jonathan Levine.

Sinopse: Na esperança de curtir sua juventude, uma jovem fica decepcionada ao descobrir que vai passar o verão de 1963 com os pais em um resort na sonolenta região de Catskills. Mas sua sorte muda quando ela conhece o instrutor de dança do resort, Johnny, um rapaz com um passado bem diferente do dela. Quando ele a coloca como sua nova parceira, os dois acabam se apaixonando.

Primer (2004)

O que mais chama atenção nesse caso é a habilidade de Shane Carruth, o diretor, de produzir um filme com uma excelente qualidade e um baixíssimo orçamento (apenas sete mil dólares). A equipe tinha apenas cinco pessoas e o próprio Shane se encarregou da direção, produção, edição e composição da trilha sonora. Além disso, vários personagens foram interpretados por amigos e familiares. O resultado foi bastante satisfatório: 400 mil dólares de arrecadação.

Sinopse: Aaron (Shane Carruth) e Abe (David Sullivan) são dois jovens engenheiros que realizam experiências científicas em uma garagem. O projeto mais recente em que estão trabalhando é um dispositivo que reduz o peso de um objeto em seu interior, ao bloquear a força da gravidade.

Mad Max (1979)

Com um modesto orçamento de 350 mil dólares, o filme conseguiu arrecadar cem milhões no mundo todo e acabou tendo três sequências: Mad Max 2: A Caçada Continua (1981), Mad Max Além da Cúpula do Trovão (1985) e Mad Max: Estrada da Fúria (2015). Um dado interessante é que o diretor George Miller conseguiu economizar um bom dinheiro para produzir o filme trabalhando como médico em alguns prontos-socorros.

Sinopse: Em um futuro distópico não muito distante, os recursos de óleo foram esgotados e o mundo está mergulhado em guerra, fome e caos financeiro. É quando o policial Mad Max, que não tem mais nada além de seus instintos de sobrevivência e retaliação, começa uma vingança contra a gangue que perseguiu e assassinou sua esposa e filhos.

A Noite dos Mortos-Vivos (1968)

“Sabíamos que não conseguiríamos juntar o suficiente para gravar um filme como os clássicos de terror. O melhor que podíamos fazer era colocar o nosso elenco em um lugar distante e levar o terror até eles”, disseram Karl Hardman e Marilyn Eastman, dois produtores do filme A Noite dos Mortos-Vivos. O baixo orçamento (114 mil dólares) os obrigou a usar efeitos especiais não tão bons, como chocolate para simular sangue. No entanto, o filme fez muito sucesso e arrecadou 30 milhões de dólares.

Sinopse: Ben e Barbara devem lutar para sobreviver quando os mortos levantam de seus túmulos para se alimentarem dos vivos. Eles encontram refúgio em uma fazenda, mas terão de fugir antes que os zumbis os alcancem.

Jogos Mortais (2004)

O roteiro, escrito em 2001, foi uma carta de apresentação para os diretores James Wan e Leigh Whannell, que tentavam se lançar em Hollywood. Eles gravaram um curta-metragem de baixo orçamento, inspirado em uma cena do filme, e foi o suficiente para chamar a atenção da Evolution Entertainmentque decidiu dar uma quantidade pequena de dinheiro para a realização do longa. O filme fez um grande sucesso de bilheteria e arrecadou 103 milhões de dólares.

Sinopse: Dois homens acordam acorrentados em um banheiro como prisioneiros de um assassino em série que leva suas vítimas a situações limítrofes em um jogo macabro. Para sobreviver, eles terão de desvendar juntos as peças desse quebra-cabeças doentio.

Gênio Indomável (1997)

Protagonizado por Matt Damon e Robin Williams, o filme arrecadou mais de 225 milhões de dólares, um valor bastante alto, se considerarmos que o orçamento foi de 10 milhões. O longa recebeu nove indicações ao Oscar em 1998, entre elas as de melhor roteiro original e melhor ator coadjuvante, prêmio vencido por Robin Williams.

Sinopse: Will é um rapaz brilhante e tem um grande talento para a matemática, mas trabalha como faxineiro em uma famosa universidade. O psicólogo Sean Maguire o ajuda a formar sua identidade e lidar com as emoções, direcionando-o na vida.

Mar Aberto (2003)

Um dado curioso do filme é que sua produção custou 500 mil dólares, menos da metade do valor dos efeitos de som de um típico filme de Hollywood. Além disso, os produtores gastaram quase metade do orçamento apenas com a segurança dos atores, visto que estavam cercados por tubarões durante grande parte das filmagens. O esforço rendeu frutos e a arrecadação superou 54 milhões de dólares.

Sinopse: Daniel e Susan embarcam para suas férias tropicais com suas certificações de mergulho em mãos. Durante um mergulho em grupo, os dois se separam dos outros para mergulharem um pouco mais profundamente. Uma contagem incorreta das pessoas sugere que todo o grupo voltou e o barco vai embora. Quando o par emerge, eles veem o barco ao longe, mas não acham que tenham sido deixados para trás e com tubarões à espreita, suas chances de sobrevivência se tornam menores.

Rocky: Um Lutador (1976)

Em função do baixo orçamento do filme — pouco mais de um milhão de dólares -, alguns membros da família Stallone trabalharam como atores coadjuvantes. O pai de Sylvester Stallone ficou encarregado de tocar a campainha no início e no final de cada assalto, o irmão interpretou um cantor de rua e sua primeira mulher, Sasha, uma fotógrafa. No entanto, apesar do baixo orçamento, o filme venceu três categorias no Oscar, incluindo a de melhor filme, e arrecadou mais de 225 milhões de dólares.

Sinopse: Rocky Balboa, um pequeno boxeador da classe trabalhadora da Filadélfia, é arbitrariamente escolhido para lutar contra o campeão dos pesos pesados, Apollo Creed, quando o adversário do invicto lutador agendado para a luta é ferido. Durante o treinamento com o mal-humorado Mickey Goldmill, Rocky timidamente começa um relacionamento com Adrian, a invisível irmã de Paulie, seu amigo empacotador de carne.

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2024