A história do filme ‘amaldiçoado’ que teve 4 protagonistas mortos antes ou durante as filmagens

O livro ‘The Incomparable Atuk’ quase se transformou em um filme protagonizado por comediantes que tiveram destinos trágicos ao serem associados ao projeto. John Belushi, Sam Kinison, John Candy e Chris Farley fazem parte desse grupo.

Esses quatro comediantes, além de compartilharem a infeliz coincidência de suas vidas serem abruptamente interrompidas durante suas carreiras, estão conectados por uma intrigante história em Hollywood. Todos eles foram cogitados para participar do mesmo filme, que, para espanto de muitos, nunca chegou a ser realizado e ganhou a fama de ser “amaldiçoado”.

A ideia de adaptar o romance “The Incomparable Atuk” para o cinema surgiu nos anos 1970, mas, de maneira inexplicável, permaneceu apenas como um projeto inacabado. A obra literária, escrita por Mordecai Richler, um renomado autor canadense, viu a luz do dia pela primeira vez em 1963.

O protagonista do livro, o “incomparável Atuk”, é um jovem da etnia inuit (anteriormente conhecida como esquimó) que se sente deslocado em sua terra natal rural. Ele decide embarcar em uma jornada para Toronto, onde se depara com personagens e cenários que desafiam a ingenuidade de alguém como ele.

Vale destacar que Mordecai Richler (1931-2001), o autor da obra, já havia sido reconhecido com uma indicação ao Oscar em 1975 pelo seu roteiro em “O grande vigarista”. Dois anos depois, ele também escreveu o roteiro de “Adivinhe Quem vem para Roubar”, que mais tarde foi refilmado em 2005 com Jim Carrey no papel principal, sob o título “As Loucuras de Dick & Jane”.

1ª morte em 1982

Nos anos 70, um roteiro inspirado na história de Atuk foi elaborado por Tod Carroll, um ex-redator da renomada revista humorística “National Lampoon” e um especialista em comédias besteirol tipicamente americanas.

Esse roteiro eventualmente caiu nas mãos de John Belushi, famoso por seus papéis no programa “Saturday Night Live” e em filmes como “Clube dos Cafajestes” (1978) e “Os Irmãos Cara de Pau” (1980). Foi anunciado que Belushi assumiria o papel principal, interpretando Atuk, e as filmagens estavam programadas para começar em 1982. Contudo, tragicamente, Belushi veio a falecer em 5 de março daquele ano, aos 33 anos, devido a uma overdose no Hotel Chateau Marmont, em Los Angeles.

2ª morte em 1988

Em 1988, surgiu o interesse de outro comediante em ascensão pelo papel principal. Sam Kinison, que ganhou destaque em apresentações de stand-up e era o menos reconhecido desta lista, chegou a participar de algumas filmagens como Atuk.

Segundo relatos de Tod Carroll, Kinison e parte da equipe de produção entraram em conflito durante as filmagens. O protagonista não estava satisfeito com a abordagem do roteiro original na filmagem, o que resultou em “diferenças criativas” que levaram o projeto “Atuk” ao limbo. Infelizmente, em 1992, Sam Kinison faleceu em um trágico acidente de carro.

3ª morte em 1994

O projeto já tinha ganhado a fama de ser “amaldiçoado”, mas ainda assim o poder do roteiro atraiu a atenção de outro comediante. John Candy, um canadense assim como Atuk, foi abordado para uma potencial nova adaptação do romance.

No entanto, em 4 de março de 1994, o ator conhecido por sua atuação em clássicos da comédia como “Antes Só do que Mal Acompanhado” (1987) e “Quem Vê Cara Não Vê Coração” (1989) sofreu um ataque cardíaco. Candy tinha apenas 43 anos na época e estava no México gravando um novo filme.

4ª morte em 1997

Após a trágica perda de John Candy, surgiu a possibilidade de Chris Farley assumir o papel de Atuk. Farley, que ficou conhecido por suas performances no “Saturday Night Live”, consolidou sua carreira em comédias besteirol, como “Mong & Lóide” (1995) e “Um Ninja da Pesada” (1997).

Ele estava interessado em dar uma nova direção à sua carreira, buscando papéis mais sérios, e procurou produtores que estavam considerando ressuscitar o projeto de “Atuk”. No entanto, em dezembro de 1997, Farley também faleceu tragicamente, vítima de uma overdose na cidade de Chicago, encerrando quaisquer planos futuros para o projeto que haviam sido discutidos. Desde então, o filme não foi mais mencionado.

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2024