Sylvester Stallone é um dos grandes atores de ação ainda na ativa ( para nossa alegria ) e para celebrar essa carreira listamos abaixo os melhores filmes dele para você maratonar e relembrar filmes clássicos. Vamos lá?

A TABERNA DO INFERNO (1978)

Ao contrário da mera estrela de filme de ação que muitos o colocam hoje, Stallone mostrava aqui no seu debut como diretor uma paixão imaginativa de se fazer novamente a clássica história do “underdog” que já havia realizado com Rocky, mas agora dentro de um filme de época e dividindo protagonismo com um carismático elenco formado por Lee Canalito, Armand Assante e Tom Waits. Não fazendo apenas um mero Rocky de época, mas sim um digno drama familiar onde seus complexos personagens enfrentam os desafios de suas vidas cobertas de dificuldade, mas ainda cobertas de esperança. Com a narrativa tragicômica similar à um filme de Fellini como Os Boas Vidas, mas com a aura esperançosa de um filme de Chaplin, Taberna do Inferno é uma das pérolas da carreira de Stallone onde ele mostrava sua paixão de artista ambos como ator e diretor, mas que infelizmente foi esnobada até hoje.

F.I.S.T. (1978)

E quem disse que a saga/franquia Rocky foi o único épico que Stallone fez em sua carreira? Pelo menos escreveu e atuou em um aqui com F.I.S.T, um de seus dignos marcos de sua carreira. Não só sendo um drama de época muito decente em sua retração biográfica de Johny Kovak através de décadas de sua vida, mas que graças à ótima direção de Norman Jewison e ao rico elenco reunido sob o protagonismo penetrante de Stallone, o filme se torna um retrato histórico de uma América em ascensão política e social, carregando temas complexos de sobra debaixo do braço. E uma forte história de um homem que, embora bem romantizada, consegue despertar genuínas emoções graças à imensa dedicação de seu astro. Outra das esnobadas obras-primas da carreira de Stallone.

COP LAND: A CIDADE DOS TIRAS (1997)

Quando um dos mais famosos astros de ação é colocado dentro de um elenco reunido por nomes como Robert De Niro, Harvey Keitel e Ray Liotta, você entende o grande respeito como ator que Stallone tem dentre seus criadores e que ele próprio busca provar, e esse grande filme de James Mangold lhe garante todos os ingredientes para isso. Um verdadeiro filme policial à moda antiga com todos os temas de moral e justiça que já pode se esperar do gênero, mas que habita dentro de si um verdadeiro Western moderno onde Stallone habita o papel clássico do xerife buscando fazer a verdadeira justiça em uma terra regida pela injustiça corrupta que agora terá que confrontar. Como um grande filme e atuações soberbas como essa não são melhores reconhecidas, nunca saberemos.

RAMBO: PROGRAMADO PARA MATAR (1982)

Muito antes dessa se tornar a franquia que iria tornar Stallone em uma das mais icônicas imagens de estrela de ação testosterônica, tínhamos aqui no seu primeiro filme como o personagem Rambo algo que passava longe de ser um espetáculo de pura ação com seu herói principal enfrentando os inimigos da América, e sim mostrava ser um sombrio e trágico estudo de um personagem enfrentando o pós-guerra mental que lentamente está o levando para o caminho da discórdia e loucura. Onde as fantásticas cenas de ação de Ted Kotcheff se tornam uma luta de gato e rato pela sobrevivência, e o astuto roteiro  de Stallone lhe garante um de seus melhores momentos como ator, podendo mostrar tanto sua imensa dedicação física como também trazer tanta complexidade moral para um homem quebrado pelo país que ama. Assim como seu ator, Rambo: Programado para Matar é muito mais que um mero produto de ação.

rocky um lutador

FRANQUIA ROCKY (1976 – 2018)

O personagem e franquia que nos trouxe, construiu e se solidificou junto de Stallone durante toda sua carreira até hoje. Seu crescimento em alta, sua lenta recaída, e seu retorno em glória, cada um dos filmes, os bons e ruins, mostraram um pequeno capítulo da inspiradora história do icônico personagem que Rocky Balboa se tornou e onde podíamos ver o seu grande ator se modificando como artista, indo do ar clássico dos primeiros filmes, ao pop cultural dos anos 80 e se modernizando em estilo com os filmes de Creed que não seriam nada sem ele. Assim como o mundo não teria dado Stallone para o cinema se não fosse por Rocky, e só temos à agradecer por termos ambos!

O DEMOLIDOR (1993)

De todos os filmes duelo astro vs astro que Stallone já fez parte, desde Stallone vs Kurt Russel em Tango & Cash e Stallone vs Antonio Banderas em Assassinos, com certeza nenhum conseguiu ser tão cheio de estilo e estupidamente divertido como em O Demolidor. Onde pudemos ver ambos Stallone e Wesley Snipes no seu auge e dividindo uma das rivalidades mais divertidas de mocinho vs vilão do gênero, e de sobra conseguiu mostrar ter surpreendentes traços temáticos sociais em seu criativo cenário futurista, mesmo que não faça nada de profundo com isso. Mas a principal diversão em ver os dois astros em um confronto digno de seu talento já vale todo o ingresso.

stallone1

TANGO E CASH: OS VINGADORES (1989)

Um filme de ação absurdo, bem ao estilo anos 80, unindo dois astros de filmes de ação: Stallone e Kurt Russell. Dirigido pelo diretor veterano russo Andrey Konchalovskiy, era um típico longa que pegava um mote bastante em voga na época, de dois agentes antagonistas que devem trabalhar juntos em um caso. Ray Tango (Stallone) e Gabriel Cash (Russell) são dois policiais da divisão de narcóticos que não se suportam e caem em uma armadilha de um chefão do tráfico, que os incrimina em um assassinato sem álibe. Os dois devem, então, além de provar sua inocência, ceifar as ações criminosas do bandido. As farpas trocadas entre os dois são as melhores coisas deste título que une ação policial com um clima irresistível de filme b. Detalhe para a Lois Lane e Desperate Housewife Teri Hatcher como irmã de Tango e interesse romântico de Cashk.

stallone2

STALLONE COBRA (1986)

“Um Tira da Pesada” seria protagonizado por Stallone, mas o ator começou a interferir no script. Queria dar um tom mais sério e que o protagonista se chamasse Axel Cobretti, atendendo pelo apelido de “Cobra”. A Paramount não concordou, resolvendo mudar o tom do filme para comédia de ação, e chamou Eddie Murphy para o papel principal. Mas Stallone não se deu por vencido, levou seu projeto para a Cannon Filmes e daí tivemos um dos filmes de ação mais emblemáticos dos anos 80. Na trama, Marion Cobretti, o Cobra (Stallone), é um policial durão que deve proteger a única testemunha sobrevivente a uma estranha seita assassina com planos malignos. Número de mortos no filme: 52, dos quais 41 pelo protagonista. No elenco, Brigitte Nilsen, a esposa de Ivan Drago em Rocky IV que veio a se tornar a senhora Stallone.

OS MERCENÁRIOS (2010)

stallone3

Na década passada, o gênero filme de brucutu, que consagrou Stallone e tanto rendeu bilheteria nos cinemas e dinheiro nas locadoras nos anos 80 e início dos 90, estava em baixa. Coube a Stallone reunir vários astros veteranos do cinema de ação como Dolph LundgrenJet LiBruce Willis e Arnold Schwarzenegger trazer o gênero de volta, de forma meio satírica, remando contra a maré das continuações, reboots e adaptações de quadrinhos, empreendendo um dos filmes do gênero mais divertidos da década. Com cenas filmadas no Brasil, Stallone acabou dando mancada ao fazer um comentário infeliz sobre o país durante a Comic Com de San Diego de 2010, dizendo que “lá você explode uma vila e eles te dão um macaco de presente”. Na verdade ele quis dizer que o povo aqui é muito gentil, mas, ainda assim, pegou mal.

RAMBO 2: A MISSÃO (1985)

stallone4

A continuação de “Rambo: Programado para Matar” foi por muito tempo considerada ufanista e revanchista, com o personagem voltando ao Vietnã para ganhar a guerra perdida dez anos antes. Mas olhando atentamente, vemos que o script assinado por James Cameron é exatamente o oposto disso. Se propõe em delatar o quão nefasto é o imperialismo. Rambo aqui é vítima de uma tramoia de um grupo escuso da alta cúpula militar norte americana. Quando toma consciência de que serviu de joguete, já está mergulhado em um inferno. O discurso do final do filme deixa acrítica bastante evidente. Vale à pena revisitar com outros olhos

ROCKY BALBOA (2006)

stallone6

A volta de Stallone ao personagem que lhe deu fama 30 anos antes. E uma volta em grande estilo, fazendo-nos esquecer da bomba “Rocky V”, que o próprio ator também quis esquecer. Rocky Balboa mostra o pugilista aposentado, que recebe o desafio de retornar aos ringues contra o atual campeão mundial. O filme consegue resgatar a atmosfera do original, com Stallone em uma bela atuação

CREED: NASCIDO PARA LUTAR (2015)

stallone8

De volta ao consagrado personagem, desta vez como coadjuvante, Stallone ganhou o Globo de Ouro na categoria ator coadjuvante por esse spin off da série Rocky, mas não repetiu o feito no Oscar, beijando a lona diante do ator Mark Rylance, de “A Ponte dos Espiões”. Uma das grandes injustiças da Academia de Hollywood, pois o ator brilhou com sua atuação maiúscula e nobre, compondo o personagem com riqueza, levando-se em conta o peso dos anos e de tudo que passou. Treinando o filho de Apollo (Michael B. Jordan), o Creed do título, a nova composição de Rocky é um misto do treinador Mickey com resquícios do protagonista do filme de 1976.

Curtiu os filmes? Tem alguma sugestão, dúvida ou crítica? Comente!

fonte(s):
https://nosbastidores.com.br/lista-os-5-melhores-filmes-com-sylvester-stallone/
https://ambrosia.com.br/quadrinhos/os-10-filmes-mais-importantes-de-sylvester-stallone/

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2024