Quentin Tarantino é um cara estranho, com um conhecimento enciclopédico de cinema, frequentemente atribuído ao período em que trabalhou como atendente de locadora em Los Angeles.
Seus roteiros, com um estilo próprio, fragmentados, cheios de referências e com personagens verborrágicos, trouxeram um novo sopro de criatividade ao cinema americano.
Esta lista traz 10 filmes dele, sendo os 8 que ele dirigiu e mais dois de seus melhores roteiros.

1.  Kill Bill (conta a história da vingança da Noiva/Mamba Negra – Uma Thurman – contra seus ex-parceiros do Esquadrão das Víboras Mortais, que tentaram assassiná-la no dia do seu casamento. o filme ficou com quase quatro horas e acabou sendo lançado em duas partes. já foi anunciada uma continuação, esta sim, um novo filme. violento e com lutas bem coreografadas, o filme tornou-se um cult absoluto em todo mundo)

2.  Pulp Fiction (inspirado nos livros baratos impressos em papel jornal, traz três histórias entrelaçadas e contadas de maneira não cronológica. dois mafiosos  – John Travolta e Samuel L.Jackson – vão fazer uma cobrança em nome do chefe – Ving Rhames. na outra Travolta tem que levar a mulher do chefe – Uma Thurman – para se divertir. e na terceira, um pugilista – Bruce Willis – combinou perder uma luta com o mafioso e não cumpriu sua parte do acordo. o filme ganhou a Palma de Ouro em Cannes)

3.  Bastardos Inglórios (na França ocupada pelos alemães na segunda guerra, um grupamento de soldados judeus-americanos encara uma missão suicida de matar com o máximo de crueldade o maior número de nazistas possível. em paralelo, uma judia que teve sua família morta por um coronel sádico, planeja uma grande vingança. violento, cruel e muito divertido)

4.  Cães de Aluguel (após um assalto a uma joalheria, um grupo de ladrões se encontra num armazém, com a polícia em seu encalço. eles não se conhecem e utilizam apenas cores como codinome. fazendo um balanço da ação, concluem que um deles os traiu. um roteiro surpreendente, que marcou a estreia de Tarantino na direção de longas)

5.  Jackie Brown (Pam Grier é uma comissária de bordo que trafica dinheiro para os Estados Unidos a mando de um traficante de armas. quando dois policiais a descobrem e fazem um acordo para ela entregar o bandido, mas ela planeja enganar todos e ficar com a mala de dinheiro. uma divertida homenagem aos filmes de blaxploitation dos anos 70)

6.  À Prova de Morte (Kurt Russell é um dublê dono de um carro indestrutível, persegue um outro carro com três lindas modelos para matá-las. primeira parte do filme ‘Grindhouse’, que tinha outra história – ‘Planeta Terror’ de Robert Rodriguez – e quatro falsos trailers – um deles,  ‘Machete’, acabou virando longa, mas que no Brasil foi exibido isoladamente)

7 Grande Hotel (filme composto de quatro histórias passadas em quartos de um hotelde Los Angeles na véspera do ano novo. Tarantino dirigiu o segmento ‘The Man from Hollywood’, onde ele mesmo interpreta o hóspede da cobertura, que apostou um carro valioso contra o dedo mindinho de seu amigo, hilário)

8.  Sin City (neste ótimo filme dirigido por Robert Rodriguez e Frank Miller, baseado numa graphic novel de Miller, Tarantino dirigiu uma única cena, mas que resultou numa das melhores do filme. trata-se da cena em que Clive Owen dirige e conversa com o “morto” Benício del Toro ao seu lado até serem parados por um policial. três minutos brilhantes)

9.  Um Drink no Inferno (dois bandidos irmãos – Tarantino e George Clooney – em fuga após um violento assalto a banco, atravessam a fronteira com o México e se refugiam num bar, que à noite torna-se um refúgio de vampiros e eles tentarão sobreviver do anoitecer até o amanhecer. roteiro criativo de Quentin, dirigido por sua alma-gêmea criativa Robert Rodriguez)

10.  Amor à Queima Roupa (Christian Slater abriga uma prostituta – Patricia Arquette – e vai até seu cafetão buscar suas coisas. por engano ele leva uma mala cheia de cocaína que vai ser o início de um perseguição sanguinolenta. dirigido por Tony Scott, é o primeiro roteiro de Tarantino filmado e, ouso dizer, o melhor deles. o diálogo entre Dennis Hopper e Christopher Walken é um dos melhores da história do cinema)

fonte:listade10.blogspot.com

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2024