Mundos Subterrâneos – Lista de Filmes

Alguns filmes concentram sua ação abaixo da superfície terrestre, geralmente em mundos extraordinários e desconhecidos.
Esta lista traz 10 exemplos dessas locações pouco convencionais.

1.  Cidade das Sombras (para abrigar o que restou da humanidade, foi construída uma cidade subterrânea, feita para durar 200 anos, mas o tempo se esgotou, os geradores começam a falhar e os habitantes têm que correr para encontrar uma saída ou cair na escuridão. um filme simpático, com uma boa ideia e ótimos atores para sustentá-la)

2.  Viagem ao Centro da Terra (o livro de Jules Verne inspirou algumas dezenas de filmes, esta versão de 1959 é a mais famosa. um cientista britânico – o grande James Mason – organiza uma expedição ao centro da terra a partir de um vulcão na Islândia. depois de muitos percalços, ele e seus assistentes encontram restos da antiga civilização de Atlântida. um clássico)

3.  THX 1138 (numa sociedade do futuro, os habitantes vivem num mundo subterrâneo, cercados de tecnologia, mas que têm suas vidas controladas por computadores, que escolhem cientificamente seus parceiros. todos dirigem carros velozes, frequentam shopping centers e têm que tomar drogas. um dos habitantes, o THX 1138 – Robert Duval -, se rebela e foge para a superfície. primeiro longa dirigido por George Lucas, datado, mas interessante)

4.  O Menino e seu Cachorro (Don Johnson é um rapaz sobrevivente da hecatombe nuclear, que vagueia pelo mundo devastado com seu cão, com quem se comunica telepaticamente. um dia eles encontram uma sociedade que vive numa cidade subterrânea e conserva os valores pré-apocalipticos, mas que são incapazes de se reproduzir por estar há tanto tempo no subsolo. um filme estranho e surpreendente)

5.  Alice no País das Maravilhas (baseado nos livros de Lewis Carrol, a história de uma menininha que cai em um buraco e encontra um mundo estranho, cheio de personagens bizarros. ora, todos conhecemos essa história. destaco a versão mais recente, de Tim Burton, com uma direção de arte espetacular)

6.  A Era do Gelo 3 (quando a preguiça Sid decide adotar três ovos de dinossauro, acaba sendo levada pela mãe para um mundo subterrâneo, onde ainda vivem dinossauros e a fauna e a flora são muito diferentes. boa e bem sucedida continuação da franquia de Carlos Saldanha)

7.  Metrópolis (no clássico de Fritz Lang de 1927, a sociedade é dividida entre os ricos que vivem num mundo idílico na superfície e os trabalhadores, vivem no subsolo, onde trabalham diuturnamente. até que o filho do grande dirigente se apaixona por uma garota do mundo subterrâneo. brilhante e impactante 85 anos depois)

8.  Constantine (Keanu Reeves é um detetive sobrenatural que literalmente foi ao inferno e voltou. para investigar o misterioso suicídio da irmã gêmea de uma policial cética – Rachel Weisz – ele terá que lidar com anjos e demônios e descer mais uma vez ao inferno. fraquinho, mas tem seus fãs)

9.  FormiguinhaZ (Z – a voz de Woody Allen – é uma formiguinha operária de um formigueiro do Central Park, que se rebela contra sua condição social imutável nesta sociedade totalitária subterrânea, se apaixona pela princesa e sai para explorar o mundo exterior. um dos primeiros sucessos da Dreamworks Animation).

10.  O Templo do Pavor (uma ficção de 1959 que, de tão tosca, diverte. baseado em teorias de que existiriam várias camadas de mundos subterrâneos. arqueologistas descobrem escritos sumérios na Ásia e decidem explorar uma montanha. eles descem até um ponto aonde encontram um templo, onde pessoas de uma civilização que se julgava extinta a três mil anos – falando inglês – creem estar na superfície. mas o pior é quando criaturas – o povo toupeira – que vivem numa camada abaixo começam a atacá-los. ruim demais)

fonte:listade10.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *