Melhores Filmes de 2000 até 2009

Esta deve ser a lista mais difícil da série de essenciais. 
Os filmes da primeira década dos anos 2000 estão muito frescos em nossa memória e é quase impossível resumi-los em uma lista de 10.
Como nas demais listas, busquei 10 filmes que significaram mudanças na forma de ver o cinema no período, sem ser necessariamente os melhores.
Claro que todos os leitores terão sua própria lista de 10, eu mesmo terei uma completamente diferente quando esta estiver publicada, mas é uma referência. Comentem, sugiram, reclamem!


1. 
O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel (2001. a obra-prima de J.R.R.Tolkien foi transposta para as telas grandes pelo diretor Peter Jackson e dividida em três longos filmes, geniais do começo ao fim. a trilogia faturou quase três bilhões de dólares e 17 Oscars, incluindo o de melhor filme para a última parte. uma das produções mais marcantes da história)



2. 
Batman, o Cavaleiro das Trevas (2008. este século tem sido marcado pelos filmes baseados em heróis de quadrinhos e este filme de Christopher Nolan é o melhor exemplar. ação estonteante, roteiro bem construído e um dos melhores vilões que o cinema já produziu, o Coringa de Heath Ledger)



3. 
Cidade de Deus (2002. finalmente fomos notados. um diretor experiente, com centenas de spots comerciais no currículo, Fernando Meirelles, um roteirista brilhante, Bráulio Mantovani, ambos indicados ao Oscar, assim como a 
edição e a fotografia perfeitos, fizeram deste o filme brasileiro de maior sucesso e influência em todo mundo. ocupa a posição 18 no ranking do IMDb e já é um clássico)


4. 
Kill Bill, volume 1 (2003. influenciado pelos filmes de kung-fu, Quentin Tarantino construiu seu melhor filme, perverso, violento e divertido. o filme teria ficado muito longo e foi lançado em duas partes, que funcionam bem mesmo separadas)



5. 
Avatar (2009. já estou esperando os comentários de protesto, mas não dá para negar a importância da mega-produção de James Cameron, que ressuscitou o cinema 3D e é de longe o filme de maior faturamento da história. o roteiro é politicamente correto e até bobo, mas a ação é incrível e a produção impecável)



6. 
O Tigre e o Dragão (2000. os olhos voltaram-se para a China nesse século e este foi o primeiro grande sucesso internacional do seu cinema. as coreografias e a fotografia lindíssima são mais relevantes que a história. encantou o mundo todo, ganhou quatro Oscaras e foi indicado a outros seis. lindíssimo)



7. 
O Labirinto do Fauno (2006. o mexicano Gillermo del Toro criou uma alegoria com uma menina que muda-se com a mãe para uma casa de campo, povoada por criaturas fantásticas, para tratar da ditadura franquista que assolou a Espanha num dos filmes mais fascinantes da década)



8. 
O Segredo de Brokeback Mountain (2005. Ang Lee conta uma comovente história de amor mal assumido entre dois cowboys numa produção caprichada, com atores importantes no primeiro filme de temática gay feita por um grande estúdio, a Paramount. excelente)



9. 
Dançando no Escuro (2000. o dinamarquês Lars von Trier ganhou Cannes com esta obra-prima estrelada pela cantora pop Björk, sobre uma imigrante tcheca que muda-se para a América com intenção de curar o filho da doença que a está deixando cega. um filme denso, lento, diferente do ritmo que o cinema tem imprimido neste século. belíssimo) 



10. 
Oldboy (2003. o cinema sul-coreano, assim como o próprio país, chegou ao seu melhor momento neste século. com uma cinematografia interessantíssima, com personalidade própria, ganhou o mundo. um dos melhores cineastas que surgiram é Chan-wook Park, autor da trilogia da vingança, da qual se destaca Oldboy, sobre um homem que é sequestrado e enclausurado sem explicações por 15 anos. grande filme!) 


Menções Honrosas: Na Natureza Selvagem, Entre os Muros da Escola, Amor à Flor da Pele, A Viagem de Chihiro, Encontros e Desencontros, Amnésia, Caché, Os Infiltrados, O Fabuloso Destino de Amélie Poulin, A Vida dos Outros, Réquiem para um Sonho, Amores Brutos, Sangue Negro, Deixe Ela Entrar, Fale com Ela, Persépolis, Volver, A Partida, Quase Famosos, Tropa de Elite, Seguindo em Frente, 21 Gramas, A Fita Branca, O Filho da Noiva, Dogville, 4 Meses 3 Semanas e 2 Dias, Diários de Motocicleta.

fonte: http://listasde10.blogspot.com.br/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *