Lista dos filmes com as Maiores Bilheterias até Hoje !

Filmes geram rendas por meio de fontes distintas, como nas exibições públicas nos cinemas, nas compras de mídias home video ou dos direitos de exibição na televisão, assim como por meio de publicidade. Entretanto, a arrecadação da bilheteria é a principal fonte de revistas ou sites especializados de cinema, como a Variety e o Box Office Mojo, para determinar o sucesso de um filme.

Tradicionalmente, filmes de guerra, musicais ou dramas históricos eram os gêneros de maior sucesso. Todavia, durante a década de 2000 as maiores bilheterias passaram a ser dominadas por franquias, geralmente adaptações de obras de fantasia, como Harry PotterPiratas do Caribe, e O Senhor dos Anéis. A popularidade é tão grande que os únicos filmes ocupando as dez primeiras posições da lista que não fazem parte de nenhuma franquia são justamente os dois primeiros colocados: Avatar (2009) e Titanic (1997), ambos dirigidos pelo canadense James Cameron. Com a contribuição da inflação para o rebaixamento de posição na lista de arrecadação de filmes lançados nas décadas de 60 e 70, ainda há algumas séries estabelecidas no período que lançam filmes esporadicamente, como é caso de James Bond e Star Trek, e a série Star Wars, que foi revivida no fim da década de 90. Outro gênero que recebeu grande interesse do público no último século foram as adaptações de super-heróis, como Batman e Superman da editora DC Comics e Homem-AranhaX-MenHomem de Ferro e Os Vingadores da editora Marvel. Os filmes de animação também obtiveram ótimos desempenhos, principalmente os produzidos digitalmente, como Toy StoryProcurando Nemo e Up – Altas Aventuras da premiada PixarShrekMadagascar da DreamWorks Animation, assim como A Era do Gelo da Blue Sky Studios. A animação feita à mão de maior sucesso da história é o O Rei Leão da Walt Disney Pictures, companhia-mãe da Pixar desde 2006, que ocupa a 19ª colocação. Sendo também, a terceira animação com maior bilheteria de todos os tempos, perdendo apenas para Toy Story 3 e a recenteFrozen – Uma Aventura Congelante.

Alguns filmes antigos que mantiveram o recorde de maior arrecadação ainda possuem valores respeitáveis, mesmo para padrões atuais, entretanto, são incapazes de competir com os sucessos atuais. …E o Vento Levou (1939), por exemplo, foi o filme de maior sucesso durante longos 25 anos, mas não entra na lista das cem maiores bilheterias do mercado atual. Porém, ao se levar em conta a inflação, ainda seria o filme de maior arrecadação na história do cinema. Abaixo segue uma lista com os filmes de maior arrecadação da história em dólares dos Estados Unidos. A lista está organizada em ordem de maior arrecadação mundial, excluindo qualquer renda que não seja originária da bilheteria.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *