Como nos trípticos renascentistas, muitos diretores elaboram seu filmes em trilogias.

A ideia é o conceito de começo, meio e fim de uma história ou de um tema, embora muitas vezes o sucesso comercial os impila a fazer novas continuações.
Muitas foram as ótimas trilogias do cinema, o que pode fazer com que esta lista seja, ela também, a primeira parte de uma trilogia…
Steven Spielberg e Peter Jackson já anunciaram sua nova trilogia com o personagem Tintin, que tem data prevista para lançamento em dezembro de 2011.
Enquanto esperamos, confiram a minha lista com 10 das melhores trilogias do cinema. Com um detalhe importante: todas as trilogias desta lista têm o mesmo diretor nos três filmes.


1.  Trilogia Godfather – Francis Ford Coppola (O Poderoso Chefão 1, 2 e 3. quando a Paramount comprou os direitos do best seller de Mario Puzo sobre uma família da máfia siciliana na América, convidou primeiro Sergio Leone e depois Peter Bogdanovich, que declinaram. Coppola de ascendêcia siciliana, também relutou mas aceitou o projeto que mudaria sua vida e muito da história do cinema moderno. todos os três filmes são geniais, sendo que os dois primeiros ganharam o Oscar de melhor filme em 1972 e 1974, a terceira parte foi lançada apenas em 1990)


2.  Trilogia Senhor dos Anéis – Peter Jackson (A Sociedade do Anel/As Duas Torres/O Retorno do Rei. quando Jackson se propôs a adaptar os livros de J.R.R.Tolkien já sabia que preciria dividir em vários filmes e ainda assim todos ficariam longos. mas valeu a pena. produzidos durante 8 anos, com cenários na Nova Zelândia, a trilhogia faturou quase 3 bilhões de dólares e 17 Oscars, sendo um de melhor filme para a última parte. obra-prima)


3.  Trilogia das Cores – Krzysztof Kieslowski (A Liberdade é Azul/A Igualdade é Branca/A Fraternidade é Vermelha. concebida para a comemoração do bicentenário da Revolução francesa, a trilogia do diretor polonês traça um paralelo entre as cores da bandeira e o lema da revolução, com três dramas passados nos dias de hoje. excepcional)


4.  Trilogia da Vingança – Chan-wook Park (Mr. Vingança/Oldboy/Lady Vingança. a violência estilizada e elegante de Park apresentou o cinema coreano ao mundo. em comum, os protagonistas buscam vingança pessoal a qualquer preço. sucesso merecido de um diretor que ainda tem muito para dar ao cinema)


5.  Trilogia dos Dólares – Sergio Leone (Por um Punhado de Dólares/Por uns Dólares a Mais/Três Homens em Conflito. o genial diretor italiano inventou um novo gênero na década de 1960, ao estilizar o oeste americano na Itália. o personagem central dos três filmes é um pistoleiro sem nome, vivido por um ator importado dos seriados americanos, chamado Clint Eastwood. uniu-se ainda com o maestro Ennio Morricone, que criou trilhas inspiradas e voilá! obra-prima!)


6.  Trilogia da Vida – Pier Paolo Pasolini (Decameron/Contos de Canterbury/As Mil e Uma Noites. o grande sucesso do polêmico diretor italiano veio com esta trilogia feita nos anos 1970, baseada em escritores medievais, que exaltava a vida e o sexo e confrontava a igreja e os políticos. porém seu conteúdo erótico acabou ajudando a promovê-los, o que fez com que Pasolini os renegasse. independente disso, a trilogia é ótima e representou um sopro de rebeldia no cinema acadêmico que se fazia)


7.  Trilogia do Coração de Ouro– Lars von Trier (Ondas do Destino/Os Idiotas/Dançando no Escuro. nesta trilogia do diretor dinamarquês, as heroínas ingênuas, mantém seu coração de ouro, apesar das provações que passam. os três filmes são associados ao movimento Dogma95, mas apenas ‘Os Idiotas’ foi certificado assim. Trier tem outras duas trilogias no currículo, Trilogia da Europa e a não finalizada Trilogia da Terra de Oportunidades) 


8.  Trilogia De Volta para o Futuro – Robert Zemeckis (De Volta Para o Futuro 1, 2 e 3. produzida por Steven Spielberg, a série de filmes, com o personagem que avançava e voltava no tempo utilizando um carro esporte DeLorean, foi um marco dos anos 1980. os bons roteiros de Zemeckis e Bob Gale e o carisma do ator Michael J.Fox tornaram a trilogia um enorme sucesso de público)


9.  Trilogia Indiana Jones – Steven Spielberg (Os Caçadores da Arca Perdida/Indiana Jones e o Templo da Perdição/Indiana Jones e a Última Cruzada. Spielberg e George Lucas ressuscitaram a emoção dos seriados de aventura, que o cinema exibia antes dos filmes no começo do século 20, na pele do arqueólogo aventureiro vivido por Harrison Ford. foram três filmes de ação intermitente, ótimos diálogos e com a música empolgante de John Williams. o pecado foi tentarem fazer uma quarta aventura anos depois, que acabou merecidamente ignorada)


10.  Trilogia do Apartamento – Arnaldo Jabor (Tudo Bem/Eu Te Amo/Eu Sei Que Vou Te Amar. a trilogia do diretor carioca, busca a relação de três diferentes casais, dentro do espaço limitado de seus apartamentos. o primeiro colocava a questão econômica e política da classe média, o segundo os limites do sexo – claramente inspirado em ‘O Último Tango em Paris’ – e o terceiro discutia a relação, uma sessão de psicanálise que deu a Fernanda Torres o prêmio de melhor atriz em Cannes)

fonte:listasde10.blogspot.com

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

9 bons filmes dramáticos que você precisa ver!

Você gosta de se emocionar assistindo os filmes? Então você precisa conferir esses 9 bons filmes dramáticos que você precisa ver! No cinema e na televisão, drama é uma categoria de ficção narrativa (ou semificção) que…

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2024