Lista de filmes dos trapalhões

filmes trapalhoes
  • Save

Os Trapalhões foram de longe o grupo de maior sucesso do cinema brasileiro e o mais longevo da televisão mundial.

Os 21 filmes com o quarteto e outros tantos sem todos os integrantes venderam mais de 100 milhões de ingressos nos cinemas.
O primeiro filme, “Na Onda do Iê-iê-iê” de 1965, trazia apenas Didi (Renato Aragão) e Dedé (Dedé Santana).  Já com o quarteto completo, o primeiro filme foi “Os Trapalhões na Guerra dos Planetas” de 1978 e o último “Uma Escola Atrapalhada” de 1990.

O sucesso era tamanho, que eles chegavam a lançar dois filmes por ano, nas férias escolares. De todos, o único filme sem Didi foi “Atrapalhando a Suate” de 1983.

Os Trapalhões eram Didi, um cearense esperto, mas azarado, era o heroi que nunca terminava com a mocinha. Dedé, o mais sério, era o cérebro do grupo. Mussum, um carioca do morro da Mangueira, tinha um linguajar engraçado, colocando “is” no final de várias palavras. E finalmente o último a entrar no grupo foi Zacarias, um mineiro baixinho e tímido, que era a “criança” do grupo.

Após a morte de Zacarias, em 1990, o grupo ficou abalado, mas prosseguiu. Já depois de Mussum morrer, em 1994, Renato Aragão decidiu que era o fim dos Trapalhões, que deixam muitas saudades em todos nós e fazem parte da memória afetiva de muitas gerações.
Como são muitos filmes, decidi colocar na lista os 10 maiores sucessos de bilheteria do grupo, em ordem de número de espectadores.

  • Save
1.  Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão (1977 – o maior sucesso do grupo, ainda sem Zacarias. os amigos Pilo e Duka – Didi e Dedé – ganham a vida simulando brigas de rua, enquanto Fumaça – Mussum – recolhe as apostas. acreditando que eles são corajosos, a jovem Glória – Monique Lafond – os contrata para resgatar seu pai arqueólogo nas lendárias minas do Rei Salomão. mabembe, infantil, mas bem ao gosto do público da época. dirigido por J.B.Tanko)

Você ja viu? :  Cortinas Fechadas - Filme

  • Save
2.  Os Saltimbancos Trapalhões (1981 – baseado na peça teatral, por sua vez inspirada num conto dos irmãos Grimm, este é provavelmente o melhor filme do grupo. quatro humildes funcionários de um circo se tornam as grandes atrações, graças à sua capacidade de fazer rir, o que desperta os ciúmes em outros artistas. destaque para a ótima trilha de canções de Chico Buarque, interpretadas por Lucinha LIns. direção de J.B.Tanko)

  • Save
3.  Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (1978 – uma paródia trash de ‘Guerra nas Estrelas’. depois de fugirem numa confusão por causa de uma mulher o quarteto encontra um disco voador, onde um príncipe – Pedro Aguinaga – lhes pede ajuda para resgatar uma princesa num planeta distante. feito às pressas para aproveitar o sucesso da ficção de Lucas, este filme é ruim demais, ficou conhecido como “brazilian Star Wars”, mas nem por isso deixou de fazer sucesso. direção de Adriano Stuart)

  • Save
4.  Os Trapalhões na Serra Pelada (1982 – quatro amigos vão atrás de ouro no garimpo de Serra Pelada e têm que enfrentar os capangas de um vilão estrangeiro, que contrabandeia ouro e quer apoderar-se das terras da região. as trapalhadas de sempre, com um pano de fundo diferente e interessante. direção de J.B.Tanko)

Você ja viu? :  Saiba tudo sobre velozes e furiosos !

  • Save
5.  O Cinderelo Trapalhão (1979 – Cinderelo é um homem desprezado por seus três companheiros por não ser limpo, nem educado, nem corajoso. quando os três têm que ajudar uma família religiosa que é expulsa de suas terras por um vilão interessado em petróleo, todos mostram sua coragem. fraquinho. direção de Adriano Stuart)

  • Save
6.  O Casamento dos Trapalhões (1988 – os Trapalhões são quatro irmãos caipiras, que vivem numa fazenda. a irmã deles, pede que seus sobrinhos – o grupo Dominó – fiquem um período na fazenda, pois irão apresentar-se numa cidade próxima. no show dos meninos os quatro conhecem suas namoradas e, depois de muitos problemas causados pelo vilão – José de Abreu – acabarão por casar-se com elas. o roteiro é quase inexistente, um mero veículo para os Trapalhões se conectarem com o público mais jovem, com ajuda da boy band da época. direção de José Alvarenga Jr.)

  • Save
7.  Os Vagabundos Trapalhões (1982 – Bonga e seus amigos e a namorada Loló – Louise Cardoso – cuidam de crianças abandonadas na periferia de uma grande cidade e tudo vai bem até que o filho de um industrial foge de casa, vai morar com eles e o pai oferece uma recompensa para quem resgatá-lo. um dos mais simpáticos da troupe. dirigido por J.B.Tanko)

  • Save
8.  O Trapalhão no Planalto dos Macacos (1976 – Outra paródia de filmes americanos, esta um pouco mais elaborada. dois amigos são perseguidos por um guarda – Mussum em seu primeiro filme -, que os confundiu com assaltantes de uma joalheria. ao fugir os dois embarcam num balão e vão parar numa terra desconhecida, onde os macacos falam e dominam os humanos. logo os verdadeiros ladrões também vão parar no mesmo lugar. é infantil, né? direção de J.B.Tanko)

Você ja viu? :  Vingadores e X-men - Kevin Feige fala da diferença entre o Mercúrio

  • Save
9.  A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989 – quarto filme do grupo com a apresentadora Xuxa Meneghel e o maior sucesso. ficção científica passada num planeta distante, onde um déspota toma o poder após a morte do imperador. mantida dentro do palácio, a princesa pensa que todos são felizes, mas os três príncipes – Dedé, Mussum e Zacarias – irão juntar-se ao cavaleiro sem nome – Renato Aragão – para combater o vilão. boa direção de arte, mas aquele roteiro de sempre. direção de José Alvarenga Jr.)

  • Save
10.  Simbad, o Marujo Trapalhão (1976 – neste estão apenas Didi e Dedé. um funcionário de circo é confundido com o trapezista Simbad e raptado e levado para um navio pelos capangas de um mágico malvado, que tem uma lâmpada mágica em seu poder, mas precisa do trapezista para localizar a pedra filosofal, que vai fazer dele o homem mais rico do mundo. trash, mas tinha seu público. direção de J.B.Tanko)

fonte:listade10.blogspot.com

  • Save

O guia definitivo para escolher lugar no cinema!

Onde devemos sentar no cinema? nas primeiras fileiras? no meio? no fundo? O que você acha? Vamos te dar o guia definitivo para escolher lugar no cinema! Você…

  • Save

Segredos de Game of Thrones que poucos sabem!

A série Game of Thrones fez muito sucesso e deixou saudades! Mate um pouco dessa saudade conferindo esses segredos da série que poucos sabem. Game of Thrones é…

  • Save

Fatos pouco conhecidos sobre Game of Thrones

Você gostou de Game of Thrones? A série que marcou a televisão para sempre então trazemos fatos pouco conhecidos sobre a série! Game of Thrones já acabou todos…

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema
English EN Portuguese PT Spanish ES
Share via
Copy link