Jesus Cristo – Lista de Filmes

Todos, independente de crença, conhecem a história do aniversariante, Jesus Cristo.

O cinema e a televisão foram eficientes em produzir dezenas de versões, algumas mais reverentes e outras nada reverentes, mas que ajudaram a forjar e tornar real as imagens do mito no imaginário popular.

Selecionei para esta lista 10 filmes sobre este personagem.tão influente.

1.  O Rei dos Reis (1961 / Nicholas Ray. uma adaptação rigorosa do novo testamento, um diretor talentoso, um ator bonito e inexpressivo e a narração de Orson Welles. está pronta a fórmula do melhor filme sobre o personagem. bem feito, simples e direto, candidato eterno às sessões da tarde no dia de natal)

2.  Jesus de Nazaré (1977 / Franco Zeffirelli. já que não podia fazer o melhor, o diretor italiano fez o mais logo. desenvolvido como minissérie, tem Robert Powell como um Jesus pouco humano. convencional e eficiente)

3.  A Paixão de Cristo (2004 / Mel Gibson. violento, megalomaníaco, anti-semita, falado em aramaico, longo, chato… tudo o que se poderia esperar de Mel Gibson. eu só vi o filme no fast-forward, então não tenho o direito de dizer que ele é péssimo. afinal tem muito fundamentalista cristão que adora esta versão)

4.  A Última Tentação de Cristo (1988 / Martin Scorsese. bonita versão, bastante reverente do diretor que é católico, mas ainda assim foi condenado pela igreja por conta da tal tentação, à qual sabemos, ele não sucumbe. Willem Dafoe faz o cristo. bom filme, mas é arrastado)

5.  Maria, Mãe de Jesus (1999 / Kevin Connor. a vida de cristo – Christian Bale -, pelos olhos de Maria – Pernilla August -, a mesma história de sempre sob outro ponto de vista. fraquinho)

6.  Jesus de Montreal (1989 / Denys Arcand. um grupo de atores encena uma versão heterodoxa da paixão e fazem um grande sucesso. entretanto a igreja a condena, por achar muito liberal. os atores assumem a personalidade dos personagens, na luta para liberar a peça. ótimo filme de um ótimo diretor)

7.  Jesus Cristo Superstar (1973 / Norman Jewison. baseado no musical de Andrew Lloyd Webber e Tim Rice, conta os últimos sete dias de vida de cristo até sua crucificação, sob o ponto de vista de Judas. o Jesus é hippie e enfrenta os soldados romanos, que usam metralhadoras. e todos cantam)

8.  A Vida de Brian (1979 / Terry Jones. genial versão do grupo Monty Python sobre a paixão. tudo começa com a pergunta: e se os reis magos tivessem parado na manjedoura errada? Brian nasceu no mesmo dia que Jesus, na mesma cidade. numa época cheia de misticismo e messias surgindo todo o tempo, ele também consegue muitos seguidores, pelas razões mais absurdas. uma comédia inteligente e muito, mas muito divertida)

9.  O Livro da Vida (1998 / Hal Hartley. Jesus, juntamente com Madalena – a cantora P.J.Harvey -, volta à terra em Londres no dia 31 de dezembro de 1999, para iniciar o apocalipse. ele pega seu notebook, onde está o livro da vida, do qual precisa abrir os 3 selos finais. mas Jesus está em dúvida, pois não quer ter a tarefa de julgar tanta gente na hora do juízo final. um cristo sem nenhuma paixão por seu trabalho)

10.  Zeitgeist (2007 / Peter Joseph. incluí este documentário, pois é o primeiro que vi a declarar, com todas as letras, que Jesus Cristo não existiu. o filme é dividido em três partes, todas usando argumentos bem fundamentados. na primeira ele fala do surgimento das religiões e das coincidências das lendas dos diversos messias, todas derivadas das mesmas lendas egípcias e ancestrais, com pouquíssimas variações. é no mínimo interessante)

fonte:listade10.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *