Como fazer um cinema dentro de casa

Quem não gosta de um cineminha? Seja com aquela companhia especial, com os amigos, filhos ou sozinho mesmo. A combinação da telona com o escurinho do cinema (sem falar da pipoca!) é simplesmente perfeita e difícil de resistir.

Mas para ir ao cinema, não podemos definir horários e nem assistir àquele filme preferido que foi lançado a 5, 10 ou 20 anos atrás. Por isso, nosso objetivo hoje é te mostrar como você pode usar a sua própria sala de TV pra ter tanta emoção e qualidade quanto numa sala de cinema.

Sala de cinema em casa

Escolha o local

Muita coisa vai depender do cômodo escolhido, afinal a acústica do ambiente, tamanho da sala e até o nivelamento do chão podem contar muito. Cômodos maiores suportam TVs maiores e até mesmo mais poltronas. Se decidir enfileirar as poltronas ou sofás, lembre-se de que o chão deve ter degraus, como nos cinemas, para que as pessoas de trás não percam nada do filme. A acústica também é importante para que o som não disperse pela casa.

A grande questão: a TV

Hoje encontramos televisões de todos os tamanhos imagináveis: de 55, 65 ou até 84 polegadas! Isso faz com que você nem precise comprar um projetor para ter seu cinema (apesar de continuar sendo uma opção).

Se a sua nova sala de cinema for grande, você pode abusar e comprar uma TV de 84”, se não, é melhor investir numa TV menor (mas ainda grande), já que num cômodo pequeno a sensação de telona vai existir de qualquer forma e, assim, você não prejudica a vista de ninguém da sua família.

Mas mais importante que o tamanho são as características da televisão. O primeiro passo é escolher se ela será LED, LCD ou plasma. No caso da TV de LED, observe a sua frequência: quanto maior, melhor.

Defina também se a TV será 3D, isso sim dá um ar de cinema!

Som Surround com home theater: essencial

Você pode não reparar, mas uma das coisas que fazem toda a diferença quando estamos no cinema é o áudio. A principal diferença é que as caixas de som são posicionadas ao nosso redor e isso traz uma sensação de imersão no filme. Um exemplo disso é uma cena em que um helicóptero está vindo de fora da tela e, antes que ele apareça, você já ouve seu ruído passando por cima da sua cabeça.

Ter isso na sua sala de cinema em casa é vital para experimentar a mesma sensação. Então, invista pesado num home theater e na configuração de áudio Dolby Digital 5.1.

Veja onde comprar a TV e o sistema de home theater e DVD’s/Blurays para seu cinema em casa e economize com o dinheiro de volta que só o Meliuz te dá:

Poltronas, móveis e decoração

Nem só de eletrônicos é feito um cinema. Pode parecer bobeira mas a decoração do lugar também conta bastante, não só para ficar parecido com uma sala de cinema, quanto para seu conforto. Escolha sofás ou poltronas com materiais duráveis e fáceis de serem limpos e bastante confortáveis, claro! Não coloque nenhuma poltrona de lado para a tela, para que isso não atrapalhe a sua postura ao assistir um longo filme.

Você também pode posicionar mesas próximas ao sofá, para adicionar uma facilidade: o lugar do balde de pipoca. E, se ainda houver espaço, use pufes para apoio dos pés.

Tenha uma estante para exibir todos os seus filmes e itens decorativos relacionados ao cinema. Exponha pôsteres, afinal, esse é um lugar livre pra isso!

Mas lembre-se de escolher cores mais escuras para as paredes do ambiente, para evitar que as imagens sejam refletidas. Cinza, preto, marrom ou vermelho são boas dicas de pintura. Para contornar isso, você pode abusar na iluminação para antes do início do filme. Coloque luminárias sobre os pôsteres e lâmpadas em dime (aquelas que permitem o ajuste da quantidade de luz). Dessa forma, você pode variar de um ambiente completamente iluminado a um ambiente em meia luz, mesmo quando a sessão não tiver começado.

E cuidado com as janelas, para que elas não atrapalhem o escurinho no momento do filme! Use cortinas que não permitam a entrada de luz.

 

fonte: https://www.meliuz.com.br/blog/fazer-cinema-em-casa/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *