Batman -75 anos cada vez mais na moda

batman75

O super-herói americano Batman completa 75 anos mais na moda do que nunca, graças à capacidade de adaptar-se a mudanças e ao futuro promissor reservado por novas histórias, filmes, jogos eletrônicos e o incansável apoio dos fãs.

O homem morcego nasceu em maio de 1939 das mãos do desenhista Bob Kane e do roteirista Bill Finger, quando a editora DC Comics encomendou a criação de um novo super-herói para aproveitar a popularidade do Superman, lançado um ano antes.

Kane e Finger conceberam um personagem diferente, enfatizando o lado obscuro do herói. Se o Superman usava um uniforme de cores chamativas, mostrava o rosto, tinha poderes e se deslocava durante o dia, o Batman vestiria uniforme escuro, cobriria o rosto, não teria superpoderes e atuaria durante a noite. O sucesso foi tamanho que, um ano mais tarde, o personagem ganhou a própria tirinha, ambientada em Gotham City, o que deu início ao fenômeno que tornou Batman um dos ícones da cultura pop.

Reprodução/DC Comics

O ator Danny DeVito, que interpretou o vilão Pinguim no filme “Batman – O Retorno”, dirigido por Tim Burton em 1992, acredita que o triunfo do homem morcego hoje em dia está ligado à falta de liderança das classes política e empresarial.

Você ja viu? :  Veja o Treinamento de Robert Downey Jr. para interpretar o Homem de Ferro

“O mundo não tem heróis”, disse o ator à AFP. ”Olhamos ao nosso redor, para nossos líderes e realmente não existe ninguém em quem ter esperança”. Para o ator, Batman continua representando, 75 anos depois, as fantasia que o público necessita para seguir com um pouco de esperança e fé no ser humano.

Dos quadrinhos ao cinema

Batman venceu a passagem do tempo graças a sua habilidade para regenerar-se, não ficar preso nas mesmas tramas e a aparição constante de personagens como Robin, Mulher Gato, Coringa.

Os roteiristas, alguns de muito destaque como Frank Miller, Alan Moore e Scott Snyder, deram muito dinamismo ao herói, que passou por todo tipo de etapas, das mais obscuras à ficção científica, passando pelo surrealismo e o humor.

Bruce Wayne também conseguiu superar momentos de popularidade reduzida ao aproveitar o universo paralelo criado a seu redor, como aconteceu na década de 60, quando a psicodélica série de televisão “Batman” – protagonizada por Adam West e Burt Ward, vivendo as personagens de maneira distante de seu universo original – estimulou a venda dos quadrinhos.

Reprodução/DC Comics

As sete adaptações cinematográficas consolidaram a paixão dos fãs, sobretudo a trilogia dirigida por Christopher Nolan, com Christian Bale no papel de homem morcego. Em meio a uma febre de super-heróis no cinema atual, com filmes sobre Capitão América, Homem Aranha ou Homem de Ferro, Batman triunfa por sua condição de “homem normal”, embora profundamente perturbado.

Você ja viu? :  Tudo por um furo

Em 2016 chegará aos cinemas um novo filme, na qual Batman contracenará pela primeira vez com o Superman e no qual o ator Ben Affleck terá a difícil missão de interpretar o herói de Gotham, uma escolha que desagradou muitos fãs.

Vida longa ao herói

A franquia Batman arrecadou 3,89 bilhões de dólares em todo o mundo, segundo os números da indústria do entretenimento, e criou um universo de produtos venerados. ”A paixão dos fãs é gigantesca, é um modo de vida. As pessoas fazem tatuagem do Batman no corpo todo”, afirmou recentemente Jim Lee, desenhista e coeditor da DC Entertainment, que leva ao cinema as histórias do super-herói.

Além das camisas, gorros, posters e blogs, Batman encontrou nos jogos eletrônicos outro grande aliado para oferecer emoções aos ‘batmaníacos’ e manter sua popularidade.

Reprodução/DC Comics

No evento especializado E3, realizado há poucas semanas em Los Angeles, a produtora Rocksteady fez a alegria dos fãs ao revelar que o próximo jogo, “Batman: Arkham Knight”, terá um Batmóvel ultraleve, capaz de transformar-se em um tanque blindado. ”Este super-herói realmente cativou a imaginação do mundo inteiro”, disse Lee, que já roteirizou os quadrinhos do personagem.

Você ja viu? :  Batman vs Superman - “Eles cometeram um erro nesse filme”, diz Dave Gibbons

As comemorações pelos 75 anos do herói terão o ponto máximo no dia 23 de julho, considerado o “Dia do Batman”, com a publicação de uma edição do primeiro número em que apareceu. Os fãs de passagem por Los Angeles poderão observar todos os Batmóveis, capas, máscaras e demais artefatos usados nos filmes em uma exposição organizada pela Warner Bros.

fonte:megacurioso.com.br

Deixe sua opinião, dúvida ou crítica!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.