O mundo ficou mais triste ontem depois da notícia da morte do ator Robin Williams. O gênio do cinema deixou sua atuação expressiva e caricata como uma espécie de herança aos órfãos de “Sociedade dos Poetas Mortos”, “Patch Adams”, “Uma Babá Quase Perfeita”, “Jumanji”, “Tempo de Despertar”, “Gênio Indomável” e tantos outros títulos. Robin Williams se destacou também em peças de teatro e em programas e séries de televisão, tendo uma lista grande de indicações e premiações. O que você talvez não saiba é que o ator tinha problemas com o uso de drogas e álcool. Depois de 20 anos de sobriedade, Williams voltou a beber e, em 2006, chegou a se internar em um centro de reabilitação. A seguir, conheça um pouco mais a respeito da vida do ator:

1 – No começo

  • Save
Williams fazia aulas de atuação quando teve seu talento reconhecido por John Houseman, que o aconselhou a investir mais em suas apresentações stand up e menos em aulas.

2 – Entre os 100 melhores

  • Save
A revista Empire Magazine, uma das mais conceituadas quando o assunto é cinema, liberou uma lista em 1997 com os 100 melhores atores da História. Robin Williams estava entre eles.

3 – Improviso

  • Save
Williams era um ator tão brilhante que os autores da série Mork & Mindy davam total liberdade de improvisação para o ator.

4 – Esporte favorito

  • Save
O ator era um grande fã de rugby e, especialmente, do jogador Jonah Lomu.

5 – A inspiração

  • Save
A série britânica Monty Python’s Flying Circus foi responsável pelo interesse do ator em comédia. A gente agradece.

6 – O melhor amigo

  • Save
Williams e Christopher Reeve, que viveu o Super-Homem no cinema 4 vezes, eram grandes amigos. Williams sempre esteve ao lado de Reeve desde que se conheceram até a morte do ator, em 2004. Os 2 se tornaram amigos quando faziam aulas de atuação e, segundo Williams, Reeve o ajudou quando estava sem dinheiro para comprar comida: “Ele dividia sua comida comigo”. Reeve escreveu sobre a importância do amigo quando estava hospitalizado depois de sofrer o incidente que seria responsável pelo fim de sua carreira. Nos relatos do eterno Super-Homem, Williams chegou ao seu quarto no hospital vestindo roupa de médico, preparando um sotaque russo e dizendo que realizaria um exame de próstata. “Pela 1º vez depois do incidente, eu ri”, falou Reeve. “Meu velho amigo tinha me ajudado a ver que de alguma forma eu ficaria bem”.

Você ja viu? :  Arnold Schwarzenegger se finge de boneco de cera

7 – Aladim

  • Save
O ator dublou tanto o gênio quanto o vendedor do filme “Aladim” na versão em inglês. Há até quem diga que os 2 personagens são a mesma pessoa. Muitos dos diálogos do filme foram improvisados por Williams.

8 – Os favoritos

  • Save
Entre os programas de TV favoritos do ator estavam Doctor Who e Star Trek.

9 – Rir é o melhor remédio

  • Save
Se você assistiu ao filme “Patch Adams” deve se lembrar de que o personagem de Williams era a favor do riso como terapia. Aparentemente essa era uma característica que personagem e ator tinham em comum. A esposa do cantor Ozzy Osbourne, Sharon Osbourne, sempre foi uma grande fã de Williams e, quando descobriu que estava com câncer, ficou em casa no decorrer alguns dias, realmente abalada com a notícia. O marido resolveu pedir ao ator que fosse visitar a esposa – eles nem se conheciam! O resultado: Williams chegou ao quarto de Sharon, deitou-se à cama com ela e ficou ali, no decorrer uma hora, contando piadas e a preparando sorrir.

10 – O piadista

  • Save
Durante as filmagens de “A Lista de Schindler”, o diretor Steven Spielberg ficava depressivo muitas vezes. O diretor depois revelou que recebeu ligações de Williams, que fazia piadinhas para melhorar o humor de Spielberg.

11 – O mundo dá voltas

  • Save
Quando estava no Ensino Médio, Williams foi apontado pelos seus colegas de classe como o aluno mais engraçado, mas também como o que parecia ter menos chance de ser bem-sucedido. Eles nem imaginavam que estavam falando sobre um cara que seria vencedor de 5 Grammys, 2 Emmys e um Oscar.

Você ja viu? :  Lista de Filmes com Parques de Diversão

12 – Livro favorito

  • Save
“O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa”, de C. S. Lewis, era o livro favorito de Williams no decorrer sua infância. Ele chegou a ler a mesma obra para seus filhos: “Eu estava lendo uma vez para Zelda e ela falou ‘não faça essas vozes, apenas leia com a sua própria voz’; então eu fiz isso, li o livro normalmente e ela falou ‘assim está melhor’”.

13 – Semana boa

  • Save
Em 1996 2 de seus filmes estavam em cartaz – “Jumanji” e “A Gaiola das Loucas” – e cada um arrecadou US$ 100 milhões nas bilheterias. Na mesma semana.

14 – Infância

  • Save
Williams era uma criança acima do peso e, por isso, não tinha amigos. Ele passou a falar sozinho e fazer vozes diferentes para se divertir.

15 – Conversa com Deus

  • Save
Questionado por James Lipton a respeito do que gostaria de ouvir de Deus quando chegasse ao céu, Williams respondeu que ficaria feliz com algo como “há um lugar na frente”, referindo-se a um show de Mozart e Elvis Presley.

16 – Mudança de hábito

  • Save
O ator precisou passar por um procedimento cirúrgico cardíaco recentemente e, depois da cirurgia, tornou-se vegetariano.

17 – Vida amorosa

  • Save
Williams foi casado 3 vezes. Em 1978, casou-se com Valerie Velardi; em 1989, com Marsha Garces; e em 2011, com Susan Schneider.

Você ja viu? :  Antes e Depois : Uma linda mulher

Bônus

A seguir, confira algumas frases famosas, ditas por Williams:

  •         “Realidade… que conceito!”;
  •         “Algumas pessoas dizem que Jesus não era judeu. É claro que ele era judeu! Trinta anos, solteiro, vive com seus pais, qual é! Ele trabalha com o negócio do seu pai, a mãe dele pensava que ele era um presente de Deus. Ele é judeu, desistam”;
  •         “Nunca brigue com uma pessoa feia, ela não tem nada a perder”;
  •         “Você acha que Deus fica chapado? Eu acho que sim… Olhe o ornitorrinco!”;
  •         “Meu Deus, Jack Nicholson. Ele uma vez estava comigo em um evento beneficente, se inclinou e falou com uma voz muito intensa ‘até mesmo as ostras têm inimigos’. Eu respondi com ‘aumente sua dose’”;
  •         “Comédia é a atuação do otimismo”;
  •         “Quando eu conheci David Beckham, eu não sabia se estendia a mão para ele ou se lambia o seu rosto”;
  •         “Não importa o que as pessoas digam, palavras e ideias podem mudar o mundo”.