Robert De Niro protagoniza um dos filmes mais aclamados da carreira do diretor Martin Scorsese, “Taxi Driver” (1976), que foi reeditado na Netflix este mês. O filme é considerado um clássico de cinema e é uma das obras mais influentes de Scorsese.
Um Homem Contra Todos
O filme conta a história de Travis Bickle, um veterano da Guerra do Vietnã que tenta se recompor existencialmente dirigindo um táxi pelas madrugadas de Nova York. A cidade o desperta no isolamento e na revolta, tornando-o paranoico e vingador.
Travis também é fissurado por Betsy (Cybill Shepherd), que trabalha no comitê eleitoral do senador Palantine, candidato à presidência que promete mudanças sociais drásticas. Essa aproximação com a política ajuda o filme a discutir como pode ser tênue a linha que separa um herói de um vilão.
A Comedia e a Tragédia
Para além da parceria com Robert De Niro, “Taxi Driver” tem várias marcas do cinema de Scorsese. É uma história de um homem contra todos, que influenciou títulos como “Um Dia de Fúria” (1993) e “Coringa” (2019).
Já viu? :
Lista de Filmes : As melhores para te ajudar a escolher o que assistir!
O filme também é conhecido por sua exposição da violência, especialmente na sequência sanguinária em que Travis Bickle dispara contra uma multidão. Além disso, o monólogo antológico de Travis (“Are you talking to me?”) é uma das cenas mais icônicas do filme.
A História por Trás do Filme
John Hinckley Jr., que tinha 20 anos quando estreou o filme, extrapolou sua identificação com Travis Bickle e sua obsessão por Jodie Foster. Ele escrevia cartas, telefonava e seguia a atriz pelo país.
Em 1981, como forma de impressionar Foster, tentou assassinar o presidente Ronald Reagan. Acabou não sendo considerado culpado, sob a alegação de insanidade.

Cinema Nacional – Filmes de comédia brasileiros que foram sucesso
+ Continuar lendo
Netflix lança suspense com Julia Roberts
+ Continuar lendo