Muito mais: Filmes Netflix, Clássico, Cinema, Filme, Filmes de guerra, Netflix, Martin Scorsese, Guerra, Jodie Foster, Robert De Niro

Robert De Niro protagoniza um dos filmes mais aclamados da carreira do diretor Martin Scorsese, “Taxi Driver” (1976), que foi reeditado na Netflix este mês. O filme é considerado um clássico de cinema e é uma das obras mais influentes de Scorsese.

Um Homem Contra Todos

O filme conta a história de Travis Bickle, um veterano da Guerra do Vietnã que tenta se recompor existencialmente dirigindo um táxi pelas madrugadas de Nova York. A cidade o desperta no isolamento e na revolta, tornando-o paranoico e vingador.

Travis também é fissurado por Betsy (Cybill Shepherd), que trabalha no comitê eleitoral do senador Palantine, candidato à presidência que promete mudanças sociais drásticas. Essa aproximação com a política ajuda o filme a discutir como pode ser tênue a linha que separa um herói de um vilão.

A Comedia e a Tragédia

Para além da parceria com Robert De Niro, “Taxi Driver” tem várias marcas do cinema de Scorsese. É uma história de um homem contra todos, que influenciou títulos como “Um Dia de Fúria” (1993) e “Coringa” (2019).

O filme também é conhecido por sua exposição da violência, especialmente na sequência sanguinária em que Travis Bickle dispara contra uma multidão. Além disso, o monólogo antológico de Travis (“Are you talking to me?”) é uma das cenas mais icônicas do filme.

A História por Trás do Filme

John Hinckley Jr., que tinha 20 anos quando estreou o filme, extrapolou sua identificação com Travis Bickle e sua obsessão por Jodie Foster. Ele escrevia cartas, telefonava e seguia a atriz pelo país.

Em 1981, como forma de impressionar Foster, tentou assassinar o presidente Ronald Reagan. Acabou não sendo considerado culpado, sob a alegação de insanidade.

Travis Bickle vs Jodie Foster: O Clássico de Martin Scorsese Reeditado na Netflix

Gostou do post? Deixe seu comentário!

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.