O jornal americano The New York Times publicou sua tradicional lista que elege os dez melhores filmes do ano. Trata-se de um ranking, com uma pequena crítica de cada longa eleito.
Prêmio para o filme indiano “Tudo que Imaginamos Como Luz”
O filme indiano “Tudo que Imaginamos Como Luz” (“All We Imagine as Light”), da jovem diretora Payal Kapadia, ficou em primeiro lugar na lista. O longa foi vencedor Grande Prêmio do Júri 2024 de Cannes, o segundo mais importante do festival.
“Uma história delicada e dolorosamente melancólica sobre empatia”, segundo o NY Times, o filme vai disputar o Globo de Ouro nas categorias Melhor Direção e Melhor Filme Estrangeiro.
A disputa do longa indiano com “Ainda Estou Aqui”
O filme brasileiro “Ainda Estou Aqui”, do diretor Walter Salles, também disputará a categoria de Melhor Filme Estrangeiro. No entanto, o longo brasileiro foi indicado para representar o Brasil no Oscar 2025.
Já viu? :
Filmes clássicos para ver com a família
Outro filme brasileiro na lista
Além de “Ainda Estou Aqui”, o filme pernambucano “Retratos Fantasmas” do diretor Kleber Mendonça Filho também figura na lista. Embora o filme seja de 2023, ele só chegou aos cinemas americanos neste ano.
A crítica do NY Times chamou-o de “documentário pungente, formalmente animado e intelectualmente estimulante”.
Apresentação no Brasil
O documentário narrado em primeira pessoa mistura história pessoal e a dos cinemas de rua do Recife e representou o Brasil na disputa pelas indicações de Melhor Filme Estrangeiro do Oscar 2024, mas não levou.
Conclusão
Apesar de não ter sido indicado para o Oscar, o filme brasileiro “Retratos Fantasmas” está representando o Brasil na lista do NY Times. O sucesso do longa indiano “Tudo que Imaginamos Como Luz” no exterior é um momento alegre para os filmes brasileiros.

Como baixar filmes grátis pela internet
+ Continuar lendo
8 filmes imperdíveis para você assistir na Netflix
+ Continuar lendo
18 clássicos da sessão da tarde para você matar a saudade!
+ Continuar lendo