Morgan Freeman Nascido em Memphis, Tennessee em 1 de junho de 1937, filho de uma professora e um barbeiro, Morgan e sua família mudaram várias vezes de cidade em sua infância.
Mesmo começando cedo a destacar-se no teatro escolar, Freeman passou quatro anos como mecânico na Aeronáutica antes de efetivamente dedicar-se à interpretação.
Premiado por várias peças nos anos 1970, Freeman só teria um papel de verdade no cinema em 1980, em “Brubaker”, como um presidiário ao lado de Robert Redford.
Em 1987, já aos 50 anos, veio a consagração com sua primeira indicação ao Oscar, no papel de um cafetão em “Armação Perigosa”.
Hoje, com quase 100 filmes no currículo de ator e mais de 50 prêmios, além da direção do bom “Bopha!”, Morgan é um dos mais respeitados atores americanos e ainda tem muito a dar para o cinema, com seis filmes em produção.
Chegar à lista com 10 de seus filmes não foi muito fácil, diante de tantas atuações marcantes, pois mesmo em filmes ruins, sua presença ilumina a tela. Mas aqui está ela:
1. Invictus (enfrentando muitas dificuldades em seus primeiros anos como presidente da África do Sul, Nelson Mandela convoca o capitão do time nacional de rugby, um esporte tradicionalmente de brancos, para ganhar a copa do mundo do esporte e, com isso, unir as populações branca e negra em torno do esporte. um filme inspirador e emocionante, dirigido por Clint Eastwood, com uma performance excepcional de Morgan Freeman, que lhe valeu a quinta indicação ao Oscar)
2. Um Sonho de Liberdade (Tim Robbins é um jovem banqueiro condenado injustamente pelo assassinato da esposa. no ambiente hostil da prisão, faz amizade com um velho prisioneiro – Freeman -, que controla o mercado negro local e acaba ganhando o respeito dos demais detentos. dirigido e roteirizado por Frank Darabont com base num conto de Stephen King, o filme teve sete indicações ao Oscar, incluindo a de Freeman como melhor ator e sustenta há anos o primeiro lugar no ranking do IMDb)
3. Menina de Ouro (Clint Eastwood é um veterano treinador de boxe, que é convencido pelo velho amigo – Freeman -, a quem treinou na disputa pelo título mundial há muitos anos, a aceitar treinar uma garota esforçada e talentosa. triste e pungente, o filme ganhou quatro Oscars, incluindo melhor filme, direção para Clint, atriz para Hillary Swank e ator coadjuvante para Morgan)
4. Conduzindo Miss Daisy (nos anos 1950, após destruir o jardim do vizinho com seu carro, uma velha senhora judia é obrigada pelo filho a aceitar um motorista negro para dirigir por ela. inicialmente resistente, ela acaba se conformando e aos poucos nasce uma grande amizade entre eles, que duraria décadas. um filme supervalorizado de 1987, mas com belas interpretações da dupla central. vencedor do Oscar de melhor filme, roteiro, maquiagem e atriz para Jessica Tandy e a segunda indicação para Morgan Freeman)
5. Armação Perigosa (Christopher Reeve é um jornalista de tablóide, prestes a perder o emprego, quando promete uma história bombástica sobre prostituição em Nova York sem conseguir fontes, ele resolve inventar a história de um cafetão. o problema começa quando a polícia acredita que a história é real e. pior, um cafetão de verdade – Freeman – acha que a matéria é sobre ele e ambos pressionam o jornalista. bom filme que deu a Morgan sua primeira indicação ao Oscar e ao Golden Globe)
6. Seven, os Sete Crimes Capitais (dois detetives, um novato e um experiente – Brad Pitt e Freeman – são destacados para investigar os crimes de um serial killer, que usa os sete pecados capitais como roteiro para seus assassinatos. grande sucesso de público e crítica, revelou ainda o talento do ótimo David Fincher)
7. Beijos que Matam (um psicólogo forense de Washington – Morgan Freeman – fica sabendo que sua sobrinha universitária na Carolina do Norte desapareceu e vai investigar. descobre que a polícia acredita que ela pode ser vítima de um sequestrador que “coleciona” belas garotas, mantendo-as em cativeiro. com a ajuda de uma médica, que fugiu do criminoso – Ashley Judd – começa a investigar o caso. bom thriller, com uma ótima e grave interpretação de Freeman)
8. Batman: O Cavaleiro das Trevas Ressurge (na épica série de filmes de Christopher Nolan e estrelada por Christian Bale, Morgan Freeman tem um papel importante, ele é Lucius Fox, guardião dos segredos científicos da fundação Wayne e criador de todos os aparatos tecnológicos do morcego. três ótimos filmes e uma ótima presença do ator)
9. Enfermeira Betty (Renée Zellwegger é uma jovem garçonete casa, mas apaixonada pelo personagem de uma novela vespertina. quando seu marido é morto por traficantes, ela passa a viver como se fosse um personagem da novela e parte para Hollywood para encontrar o médico de seus sonhos. mas é perseguida por um matador, contratado para eliminá-la. boa comédia de humor negro de Neil LaBute e mais um personagem marcante de Freeman)
10. Robin Hood, o Príncipe dos Ladrões (neste veículo para Kevin Costner, Morgan interpreta seu amigo mouro, que na volta das cruzadas torna-se seu braço direito na luta contra a tirania do xerife de Nottingham. Freeman é a melhor coisa do filme, numa interpretação bem humorada e bastante física, com várias cenas de ação)
Menções honrosas: Tempo de Glória, Todo Poderoso, Os Imperdoáveis, Crimes em Primeiro Grau, A Soma de Todos os Medos, Impacto Profundo, Red Aposentados e Perigosos, Na Teia da Aranha, Amistad, Meu Mestre Minha Vida, Antes de Partir, Sob Suspeita, Um Lugar para Recomeçar, O Poder de um Jovem, Um Rosto sem Passado, Marcas de um PAssado, Cão de Briga, Medo da Verdade…
fonte:listade10.blogspot.com.br
Compartilhe com seus amigos!
Definitivamente, Morgan Freeman é uma das razões pelas quais o filme Apenas O Comeco teve críticas positivas.Todo o tempo você tem sua atenção e você está na borda do assento. Eu considero isso um dos Melhores filmes de ação e comédia . É uma história divertida, divertida e cheia de imagens. Eu realmente recomendo muito.