Vez por outra acontece de uma boa idéia e filmes baratos superar as bilheterias dos blockbusters e renderem muito dinheiro.
Alguns filmes feitos com orçamentos muito baixos caem no gosto popular e acabam por faturar milhões de dólares.
Os números no cinema são sempre muito controversos, por isso não dá para afirmar com certeza que estes são os 10 filmes com melhor custo/benefício, mas seguramente são 10 ótimos exemplos.
Nota: os valores estão todos em dólares.
1. Atividade Paranormal (custo: 15 mil – faturamento: 108 milhões e crescendo – taxa: 1/7200. um casal coloca uma câmera em seu quarto para gravar estranhos acontecimentos que perseguem a garota desde a sua infância. até Steven Spielberg apadrinhou este sucesso fenomenal. o próximo filme do diretor já tem orçamento de 5 milhões)
2. A Bruxa de Blair (custo: 35 mil – faturamento: 248milhões – taxa: 1/7094. foi ajudado por uma excelente campanha na internet, propagando a lenda da tal bruxa, como se ela fosse real. um grupo de jovens, uma câmera amadora, foram para meio do mato com uma ótima idéia na cabeça)
3. Garganta Profunda (custo: 22,5 mil – faturamento: 150 milhões no mínimo, há quem fale em 600 milhões – taxa: 1/4444. o primeiro pornô explícito a fazer sucesso, tornou-se um clássico. querem saber a história? uma garota insatisfeita sexualmente vai ao médico e descobre que seu clitóris está localizado na garganta e ela só terá prazer no sexo oral. profundo, não?)
4. Mad Max (custo: 200 mil – faturamento: 100 milhões – taxa: 1/500. esta aventura futurista apresentou ao mundo Mel Gibson, o diretor George Miller e o próprio cinema australiano, até então desconhecido)
5. Supersize Me, a Dieta do Palhaço (custo: 65 mil – faturamento: 29,5 milhões – taxa: 1/454. o documentário partiu de uma experiência do próprio diretor do filme. ele se propôs a se alimentar por 30 dias apenas no McDonalds. os efeitos para a sua saúde foram devastadores, mas para a bilheteria fez muito bem)
6. Os Irmãos McMullen (custo: 23,8 mil – faturamento: 10,4 milhões – taxa: 1/437. estreia de Edward Burns como diretor, conta a história de três irmãos católicos irlandeses e seus envolvimentos com mulheres. fez muito sucesso nos EUA, provavelmente na comunidade de imigrantes)
7.
Eraserhead (custo: 20 mil – faturamento: 7 milhões – taxa: 1/350. ninguém entendeu bem este esquisito filme de David Lynch de 1977, mas ele fez bonito nas bilheterias. um homem tenta sobreviver a um ambiente hostil, a sua namorada nervosa e seu filho mutante… Lynch) 8.
El Mariachi (custo: 7 mil – faturamento: 2 milhões – taxa: 1/292. o diretor texano Robert Rodriguez juntou tudo o que tinha, escreveu, dirigiu, editou, fotografou com uma única câmera esta eletrizante aventura sobre um mariachi – músico trovador mexicano – que é confundido com um perigoso bandido. inicialmente lançado no mercado hispânico, chamou a atenção e transformou-se num sucesso)
9. Rocky, um Lutador (custo: 1 milhão – faturamento: 225 milhões – taxa: 1/225. o projeto era pequeno, mas acabou ganhando corpo, o Oscar e várias continuações. o roteiro teria sido escrito em apenas 3 dias e filmado em 28 dias)
10. Napoleon Dynamite (custo: 400 mil – faturamento: 46,1 milhões – taxa: 1/115. uma comédia sobre um adolescente deslocado na escola e em casa, sem grandes pretensões, mas que agradou um grande público)
fonte:listade10.blogspot.com.br
Compartilhe com seus amigos!