Você conhece a história de vida do ator Keanu Reeves conhecido por interpretar Neo na saga Matrix e John Wick?
O ator Keanu Charles Reeves nasceu em Beirute no dia 2 de setembro de 1964 no Líbano.
Seu nome de batismo foi dado em homenagem a um tio bisavô e tem significado poético: Keanu significa “Brisa fresca sobre as montanhas” ou, numa tradução mais fiel ao havaiano “a Brisa”. Além da irmã chamada Kim, Keanu tem duas meio-irmãs. Uma é Karina, filha do terceiro casamento de Patricia com Robert Miller. A outra é Emma, filha de um outro relacionamento de Samuel Reeves.
Sua Família
Antes de ser figurinista, sua mãe Patricia Taylor era dançarina e performer num clube noturno no Líbano quando conheceu Samuel. Os dois se casaram rapidamente e de forma impulsiva.
Samuel Reeves viajava muito a trabalho e, após uma de suas muitas viagens aos Estados Unidos, não voltou mais ao Líbano, caracterizando o abandono do lar. O casamento de Patricia Taylor e Samuel Reeves estava terminado, mas Samuel ainda manteve algum contato com Keanu e Kim durante a infância e depois não deu mais notícias.
A família só veio a saber dele quando Keanu já era adulto e famoso. Samuel cumpriria 2 anos de uma sentença de 10 na prisão em 1992 por vender heroína num aeroporto do Hawai, nos Estados Unidos.
Infância e adolescência
Nascido em 2 de setembro de 1964 em Beirute, no Líbano, Keanu Reeves é filho de Patricia Taylor, uma figurinista e Samuel Nowlin Reeves Jr, um geólogo que abandonou a família ainda na primeira infância de Reeves.
O garoto viveu no Líbano até os cinco anos, se mudando com a mãe e a irmã para Nova Iorque em 1969 e depois para o Canadá, onde conseguiu a cidadania canadense.
Na adolescência gostava de jogar hockey e se interessou por teatro. Foi diagnosticado com dislexia, o que atrapalhava seus estudos.
Carreira
Aos 19 anos estudava teatro na escola Leah Posluns, onde conseguiu seu primeiro papel no teatro em 1984.
Dois anos depois vai para Los Angeles, na Califórnia, e se insere em Hollywood. É quando consegue um papel no filme Juventude Assassina e se destaca no meio cinematográfico. Assim, foi chamado para trabalhar em muitas produções para adolescentes nos anos 80.
Também ganha projeção após atuar em Ligações Perigosas, em 1988. Além disso, em 1991 faz sucesso em Garotos de Programa, do cineasta Gus Van Sant.
Nos anos 90 atuou em um filme importante em sua carreira, Velocidade Máxima, contracenando com Sandra Bullock.
Em 1999 estrela o seu maior sucesso, o primeiro filme da saga Matrix. Em 2003 volta a interpretar Neo na continuação da franquia, com os longas-metragens The Matrix Reloaded e The Matrix Revolutions.
Em 2021 saiu a continuação da trilogia, com Matrix Resurrections indo aos cinemas e não causando tanto impacto quanto os filmes anteriores.
Foram inúmeras as produções que o ator se envolveu, sendo os filmes citados os de maior relevância em sua carreira.
Perda de amigo
Em 1993, ele lidou com a morte do melhor amigo, o ator River Phoenix, irmão de Joaquim Phoenix, que sofreu uma overdose em frente à casa noturna em que Johnny Depp se apresentava com Flea, do Red Hot Chili Peppers, no palco. Reeves viu seu melhor amigo morrer na sua frente.
Perda da ex
Dezoito meses depois da morte do bebê, a ex-namorada de Keanu morreu em um acidente de carro quando voltava de uma festa do Marilyn Manson. Na época, o ator estava prestes a iniciar as gravações do segundo “Matrix”, em abril de 2001. Os dois, apesar de não estarem mais namorando após a morte de Ava, eram próximos. Alguns especulam, embora sem nenhuma confirmação, que o casal tentava uma reconciliação pouco antes do acidente.
Keanu era o baixista da banda de grunge Dogstar. Durante 11 anos de banda, eles lançaram dois álbuns. Em 1995, eles abriram o show do Bon Jovi na Austrália e na Nova Zelândia. Além disso, a Dogstar já abriu apresentações de David Bowie, Rancid e Weezer. A banda não se apresenta desde 2002, mas eles se reúnem em estúdios para tocar de vez em quando.
No ano seguinte à morte de Jennifer, sua irmã mais nova Kim, que passou mais de dez anos lutando contra um tipo agressivo de leucemia e estava em remissão há alguns anos, voltou a apresentar sintomas da doença. Ela se recuperou e Keanu doou cerca de 70% do que ganhou com a trilogia Matrix (US$ 182 milhões) para entidades e hospitais que tratam da doença.
Ele também tem uma fundação para financiar pesquisas do câncer e hospitais de câncer. Além disso, ele apoia o PETA, Fundação SickKids, Stand Up To Cancer, entre outras.
“O dinheiro não significa nada para mim. Eu fiz muito dinheiro, mas eu quero curtir a vida e não me estressar construindo minha conta bancária. Nós todos sabemos que uma boa saúde é muito mais importante”.
Compartilhe com seus amigos!