Os maiores e melhores dubladores do Brasil e seus personagens

wendel

Ao assistir um filme dublado, você com certeza já deve ter estranhado quando ouviu “a voz do Arnold Schwarzenegger” na boca de um personagem que não era interpretado por este ator, certo? Logicamente, você sabe que aquela não é a voz “original” do ator. Mas essa sensação acontece porque estamos tão acostumados com as vozes dubladas de determinados dubladores, que estranhamos. Algum dublador marcou sua infância?

Você conhece algum dublador?

O que o Buzz Lightyear, de “Toy Story”, Alonzo Harris, de “Dia de Treinamento”, e o transformer Optimus Prime tem em comum, por exemplo? Todos são “interpretados” pela mesma pessoa nas dublagens brasileiras. Confira a seguir, alguns dos maiores dubladores brasileiros e seus principais personagens.

Dublador Alexandre Moreno

Alexandre Moreno é o dublador do famoso personagem Gato de Botas, da série “Shrek”, trabalho que lhe rendeu prêmios de dublagem no Brasil, e Alex, de “Madagascar”.

alexandre moreno

Ele também faz a voz de uma série de outros grandes personagens, em seriados de TV e filmes, como Alan Harper, de “Two And a Half Men” (“Dois Homens e Meio”, na tradução do SBT), e o Dr. Watson, da saga “Sherlock Holmes”

Dublador Alfredo Rollo

alfredo rollo

Alfredo Rollo é o dublador que faz a voz do icônico personagem Vegeta, do desenho “Dragon Ball Z”

Dublador André Filho

André Filho fez inúmeras dublagens para seriados, desenhos e grandes filmes. Dentre os principais trabalhos de André, destacam-se as dublagens originais para os filmes de Sylvester Stallone, como a série “Rambo” e os três primeiros filmes da saga “Rocky”.

andre filho

André morreu em 14 de março de 1997, aos 50 anos, por complicações de saúde relativas à Aids

Dublador Caio César

Assim como André Filho, Caio César foi um dublador brasileiro que partiu cedo. Caio foi o dublador de Daniel Radcliffe na saga “Harry Potter”.

caio cesar

Além de dublador, ele era policial, e foi morto durante um tiroteio em um patrulhamento de rotina no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. Caio tinha 27 anos

Dublador Carlos Campanile

Carlos Campanile, de 74 anos, tem uma das vozes mais conhecidas entre o público adolescente das décadas de 90 e anos 2000.

carlos campanile

Isso porque ele coleciona trabalhos de dublagem para desenhos japoneses, como o personagem Thor, de “Cavaleiros do Zodíaco”, e Freeza, de “Dragon Ball Z”

Dublador Carlos Seidl

Carlos Seidl é reconhecido no Brasil por fazer a voz do lendário Seu Madruga, personagem do seriado “Chaves”.

carlos seidl

Dentre os muitos outros trabalhos de Carlos, ainda é possível destacar a dublagem do palhaço Krusty, do sucessoOs Simpsons

Dublador Carlos Takeshi

Carlos Takeshi é o dublador do personagem principal de “Jaspion”

Você ja viu? :  Pentágono - Conheça 9 fatos curiosos

Dublador Claudio Galvan

claudio galvan

Dentre as principais dublagens feitas por Claudio Galvan, destacam-se as vozes emprestadas para desenhos e animações famosas, como o Pato Donald, Ursinho Pooh e o Lorde de “Shrek”, como também a voz de Hurley, de “Lost”

Dublador Élcio Sodré

elsio sodre

Élcio Sodré já emprestou a voz para o personagem Shiryu de Dragão, da saga “Cavaleiros do Zodíaco”

Dublador Felipe Grinnan

Felipe Grinnan, de 41 anos, é famoso por emprestar a voz para dezenas de personagens interpretados por grandes atores de Hollywood, como Jake Gyllenhaal, Jude Law, Orlando Bloom, entre outros.

felipe grinan

Felipe também tem passagens marcantes quando o assunto é a dublagem de desenhos e animações. Ele emprestou a voz para o personagem Marty, a zebra de “Madagascar”

Dublador Garcia Júnior

Considerado um dos maiores dubladores do cenário nacional, Garcia Júnior começou a trabalhar com dublagem ainda garoto. Ele é a “voz oficial” do astro Arnold Schwarzenegger em uma dezena de fimaços, como “O Exterminador do Futuro”.

garcia junior

Além disso, Garcia emprestou a voz para a versão brasileira de “He-Man”. Ele também já emprestou a voz para outros grandes atores em filmes específicos, como o personagem de Ray Liotta em “Os Bons Companheiros” e Tom Hanks no clássico “O Resgate do Soldado Ryan”

Dublador Guilherme Briggs

O dublador Guilherme Briggs é outro profissional considerado como um dos maiores nomes do ramo. O trabalho de Briggs é marcado pela versatilidade. Ele dublou Buzz Lightyear na animação “Toy Story”, Optimus Prime em “Transformers”, e a voz oficial de grandes astros de Hollywood, como Brendan Fraser e Denzel Washington.

guilherme briggs

Quem vê sua “atuação” como o policial corrupto Alonzo Harris em “Dia de Treinamento”, disparando impropérios e palavrões que fariam corar a finada Dercy Gonçalves, não imagina que Briggs é bastante comedido e tímido. Em entrevistas, o dublador parece um “santinho”: não diz um só palavrão e eventualmente mostra bastante respeito pelo pai falecido e Jesus Cristo

Dublador Hermes Barolli

hermes barolli

Dentre os principais trabalhos do dublador Hermes Barolli, destacam-se as vozes emprestadas para Seiya, em “Cavaleiros do Zodíaco”, Matt Damon, em “O Resgate do Soldado Ryan”, e James Franco, em “127 Horas”

Dublador Isaac Bardavid

Isaac Bardavid tem um currículo extenso atuando como ator na dramaturgia brasileira, tendo estreado na TV na novela “Irmãos Coragem”, em 1970.

isaac

Como dublador, Isaac se destacou em uma centena de trabalhos, dentre eles, fazendo as marcantes vozes de Esqueleto, em “He-Man”, e Wolverine, no desenho “X-Man”

Dublador José Leonardo

jose leonardo

José Leonardo dublou o personagem Bobby, de “Família Dinossauro”, em 1993. Atualmente, o dublador se destaca por emprestar sua voz aos personagens do engraçadíssimo ator Zach Galifianakis, o “gordinho” da série “Se Beber, não Case!”

Você ja viu? :  Antes e Depois : De volta para o futuro

Dublador José Santa Cruz

jose santa cruz

O veterano José Santa Cruz já dublou personagens como Dino, da “Família Dinossauro”, e Magneto, de “X-Man”

Dubladora Letícia Quinto

leticia quinto

Letícia Quinto emprestou a voz para Saori, de “Cavaleiros do Zodíaco”

Dublador Luiz Antônio Lobue

luiz antonio

Luiz Antônio Lobue é outro dublador que prima pela versatilidade em seus trabalhos: ele já fez a voz de Piccolo, de “Dragon Ball Z”, e a voz do protagonista da série “House”

Dublador Manolo Rey

manolo rey

Manolo Rey emprestou sua voz para diversos personagens de Michael J. Fox, sobretudo para o McFly, de “De Volta para o Futuro”. Além disso, ele dublou Will Smith em “Um Maluco no Pedaço”, e Tobey Maguire na série “Homem-Aranha

Dublador Marco Antônio Costa

marco antonio costa

Marco Antônio Costa é a voz oficial de uma série de galãs de Hollywood, entre eles, George Clooney, sobretudo nos filmes da série “Ocean’s Eleven” (“Onze Homens e Um Segredo”, no Brasil), Brad Pitt, em “Sr. e Sra. Smith”, e vários personagens de Jonnhy Depp, como em “Piratas do Caribe”

Dubladora Miriam Fischer

Miriam Fischer é uma das dubladoras mais importantes do país. Ela é a voz oficial de muitas atrizes de Hollywood em filmes dublados em português, como Angelina Jolie, Drew Barrymore, Jodie Foster, Winona Ryder, Meg Ryan, Nicole Kidman, entre outras.

miriam fisher

Juntando apenas as vozes que emprestou para filmes destas atrizes, o número passa de 150 obras

Dubladora Monica Rossi

monica rossi

Monica Rossi era a voz da Priscila, de “TV Colosso”, mas também já fez a voz de personagens das atrizes Cameron Diaz (como em “Gangues de Nova York”) e Demi Moore (“Ghost”), além de fazer trabalhos de dublagens em animações e desenhos

Dublador Newton da Matta

Falecido em 2006, aos 60 anos, Newton da Matta deixou seu nome gravado na dublagem brasileira.

newton

Falecido em 2006, aos 60 anos, Newton da Matta deixou seu nome gravado na dublagem brasileira. Ele emprestou sua voz para quase 40 filmes do astro Bruce Willis, como na série “Duro de Matar”. Além de ser a voz oficial de Bruce, Newton emprestou sua voz para outros astros de Hollywood, como Dustin Hoffman, em “Rain Man”

Dublador Reinaldo Buzzoni

reinaldo

Reinaldo Buzzoni fez a voz de Paul Walker na série “Velozes & Furiosos” e a do personagem Neo, em “Matrix

Dubladora Selma Lopes

Selma Lopes construiu uma carreira sólida como atriz na TV.

selma

Selma Lopes construiu uma carreira sólida como atriz na TV. Como dubladora, Selma se destacou fazendo a voz em muitos filmes de Whoopi Goldberg, como “Mudança de Hábito” e “Ghost”. Uma curiosidade sobre Selma: ela foi casada com o comediante Zacarias, de “Os Trapalhões”, de 1976 até 1990, quando Zaca veio a falecer após um quadro de insuficiência respiratória causada por um regime extremo que enfraqueceu seu organismo

Você ja viu? :  Hugh Jackman virá ao Brasil para assistir a copa do mundo

Sylvia Salustti

Sylvia Salustti é conhecida como a voz oficial no Brasil de atrizes como Gwyneth Paltrow, Rachel Weisz e Jessica Alba.

sylvia

Além disso, ela emprestou sua voz para a protagonista de “Blossom”, famoso seriado da década de 1990

Dublador Ulisses Bezerra

Ulisses Bezerra é o dublador da marcante voz de Shun, de “Cavaleiros do Zodíaco”, na versão brasileira.

ulisses

Quem assistiu ao seriado na década de 90 deve se lembrar dos gritinhos que o personagem dava sempre que apanhava pra valer e chamava pelo irmão para lhe ajudar. “Ikkiiiiiiiiiiiiii!”

Dubladora Úrsula Bezerra

A família Bezerra é prolífica em dubladores competentes. Além de Ulisses, Úrsula Bezerra é mais uma integrante da família com trabalhos importantes na área.

ursula

Ela emprestou a voz para o personagem Goku, na versão brasileira de “Dragon Ball”, primeira parte do famoso desenho japonês, que traz o poderoso lutador ainda garotinho. Úrsula também atua em dublagens em outros animes, como em “Naruto”

Waldyr Sant’Anna

waldir

Waldyr Sant’Anna dublou a voz de Eddie Murphy em grandes clássicos dublados, como em “Trocando as Bolas” e “Um Príncipe em Nova York”. Waldyr também é o primeiro dublador brasileiro de Homer Simpson

veja também: Como fazer um cinema dentro de casa

Dublador Wendel Bezerra

wendel

Fechando a tríade dos irmãos Bezerra, o dublador Wendel é famosos por dublar Goku em “Dragon Ball Z”, Bear Grylls, de “A Prova de Tudo”, o protagonista do desenho “Bob Esponja” e atores como Robert Pattinson, em “Crepúsculo”

Telmo de Avelar

O ator e dublador Telmo Perle Münch, mais conhecido como Telmo de Avelar, morreu aos 93 anos. Ele estava internado em um hospital na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro, por complicações de um câncer de pulmão em estágio avançado.

telmo

O dublador Telmo estava afastado dos palcos e da dublagem e morava há um ano no Retiro dos Artistas, sempre com a família por perto. Ele foi a voz oficial do Pateta no Brasil nos anos 60, 70 e 80 e também dublou Ludovico Von Pato nos desenhos da Disney.

fonte:
https://www.bol.uol.com.br/

Deixe sua opinião, dúvida ou crítica!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.