Não entende direito o que é um Crossover ? sempre que ouve o termo fica em dúvida ? então confira e entenda tudo !

Dá-se o nome de Crossover ao evento fictício em que dois ou mais personagens, cenários ou acontecimentos são compartilhados por séries diferentes.

Crossover é uma técnica literária de misturar personagens de núcleos diversos interagindo entre eles. Revistas em Quadrinhos edesenhos animados fazem esta união quase que constantemente e são constantes os encontros entre personagens da DC Comics (a qual pertencem famosos personagens como Super-Homem, Batman, Mulher-Maravilha, etc.) e Marvel Comics (a qual pertencem personagens famosos como Homem-Aranha, Hulk, Quarteto Fantástico, X-Men, etc.).

Um crossover ficcional ocorre quando dois ou mais personagens de diferentes histórias e universos interagem um com o outro. A maior parte dos crossovers dá-se em histórias nas quais estes dois ou mais personagens se encontram e se reúnem para enfrentar uma ameaça, ou mesmo se tornam inimigos.

É comum que crossovers sejam realizados entre produtos de uma mesma empresa, pessoa ou equipe de produção, seja no ramo de quadrinhos, na televisão ou na literatura, já que eles seriam os detentores dos direitos autorais e não existiriam problemas de violação destes direitos. Também é comum que personagens que já estão em domínio públicoparticipem de novas histórias (Sherlock Holmes e Drácula são apenas dois exemplos). Também é comum que acontecem crossovers como uma maneira de criar publicidade para algum produto ou atração.

Os crossoveres mais famosos estão na série cinematográfica Shrek e no seriado de tevê Once Upon a Time (BR: Era Uma Vez).

A série animada James Bond Jr. usa esta técnica ao mescalar vilões dos filmes de 007 como Goldfinger, Odjob, Jaws, Nick Nack com o núcleo do sobrinho de James Bond. Natelevisão os programas Sai de Baixo e Zorra Total da Rede Globo, faziam mesclagens de personagens, assim como em novelas como Belíssima e Torre de Babel com o personagem Jamanta vivido por Cacá Carvalho entre outros casos.

Na literatura e cinema temos o caso por exemplo de O Xangô de Baker Street, baseado no conto de Jô Soares que usou esta técnica de crossover para trazer para o BrasilSherlock Holmes e o Dr. Watson, personagens de Sir Arthur Conan Doyle, os quais enfrentariam o desafio de desmascarar um serial killer no Brasil, que, ao fugir para aInglaterra, se tornaria o assassino Jack, o Estripador, segundo o humorista.

Existem crossovers que juntam personagens de HQ a personagens de filmes, como a revista Superman: Metropolis que inseriu o Super Homem no cenário de ficção científica do clássico de Fritz Lang Metropolis (que aliás tem o mesmo nome que a cidade onde o Super Homem mora), ou Marvel Zombies vs. Army of Darkness, no qual Ashley Williams, protagonista da série Evil Dead de Sam Raimi, se encontra na Terra-2149, habitada por versões mortas-vivas dos heróis da Marvel Comics. Uma revista em quadrinho pode ainda combinar personagens de dois filmes diferentes, como aconteceu nos quadrinhos de Alien vs PredadorFreddy vs. JasonNovos Vingadores vs Transformers,Seiya vs Goku, e até em séries, como Friends e Mad About You, iCarly e Brilhante Victória, Power Rangers e Tartarugas Ninjas, e Robocop vs Exterminador (que foi escrita por Frank Miller).

fonte:wikipedia

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

5 filmes sobre preconceito

A lista de filmes sobre preconceito oferece uma visão penetrante e multifacetada dos desafios enfrentados por indivíduos e comunidades diante da discriminação racial, étnica e social. Cada filme…

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2024