Melhores Paródias de Filmes

A paródia é um gênero que sempre funcionou bem.
Trata-se do cinema rindo de si mesmo,  muitas vezes com crueldade.
A lista de exemplos é imensa, por isso mesmo vou limitar a um único exemplo por especialista neste filão.
Espero que gostem da lista e sugiram mais títulos nos comentários.

1.  O Jovem Frankenstein (Mel Brooks é o maior diretor de paródias do cinema, algumas de grande sucesso e outras que simplesmente não funcionam. o melhor de seus filmes é esta sátira aos filmes baseados nos personagens de Mary Shelley, onde o impagável Gene Wilder é o herdeiro do barão, que viaja à Transilvânia para reivindicar o castelo que herdou. genial e com diálogos inesquecíveis. Brooks também dirigiu paródias como “Banzé no Oeste“, “Alta Ansiedade“, “Drácula – Morto Mas Feliz” e criou o seriado “Agente 86“)

2.  Monty Python em Busca do Cálice Sagrado (o sexteto inglês, maior representante do humor britânico desde os anos 1960, ganhou uma legião de cultuadores a partir desta sátira aos filmes sobre o Rei Arthur totalmente nonsense. é um dos meus filmes favoritos, que não me canso de rever. Os Python também parodiaram os filmes bíblicos no genial “A Vida de Brian“)

3.  Top Secret! Super Confidencial (o trio ZAZ, formado pelos irmãos David e Jerry Zucker e o amigo Jim Abrahams, criou um novo gênero ao parodiar a série “Aeroporto” em “Apertem os Cintos o Piloto Sumiu“, mas considero seu melhor filme esta paródia de filmes de espionagem da segunda guerra, estrelada por Val Kilmer. eles ainda são responsáveis pelos filmes das sériesTop Gang” e “Corra Que a Polícia Vem Aí“)

4.  Todo Mundo em Pânico (a sátira criada por Keenen Ivory Wayans e seus irmãos criuou um novo filão de paródias trash sobre os filmes de terror do cinema. o menos ruim e mais bem sucedido deles é o primeiro de 2000, que tem paródias de “O Iluminado”, “Pânico” e o “O Sexto Sentido”, entre muitos outros filme. em junho chega aos cinemas brasileiros a quinta parte desses filmes baratos e lucrativos)

5.  Austin Powers (são muitos os filmes que parodiam os filmes de agentes secretos, como os de 007 o de maior sucesso, é esta série estrelada por Myke Myers, como um agente que foi congelado nos anos 1960 por seu arqui-inimigo Dr.Evil, e acordou em um mundo transformado em 1997. divertido e com duas continuações que supera o original)

6.  Cliente Morto Não Paga (dirigida por Carl Reiner e estrelada por Steve Martin, esta paródia dos filmes noir de 1982 merece ser redescoberta. foi filmado em preto e branco, traz o detetive da história “contacenando” com astros como Ingrid Bergman, Humphrey Bogart, Cary Grant e Ava Gardner em cenas de arquivo dos velhos clássicos do cinema)

7.  A Vida é Dura (a cinebiografia de um cantor fictício chamado Dewey Cox – o ótimo John C.Reilly -, que seria uma lenda da música americana. sua história se mistura com a de vários artistas reais e parodia filmes biográficos como “Johnny e June”. nesta mesma linha também há o ótimo “Isto é Spinal Tap” de Rob Reiner)

8.  Todo Mundo Quase Morto (tudo bem que zumbi não é para ser levado a sério, mas este avacalha – ou homenageia, como querem os criadores Simon Pegg e Edgar Wright – clássicos do gênero como “A Noite dos Mortos Vivos”, mas também faz referências a “Os Pássaros”, “De Volta para o Futuro”, dentre outros. uma comédia divertida, que virou cult rapidamente)

9.  As Incríveis Peripécias do Ônibus Atômico (os anos 1970 estavam inundados de filmes catástrofes envolvendo aviões, navios, prédios, zepelins, então a Paramount resolveu fazer uma sátira com um enorme e luxuoso ônibus movido a energia nuclear numa perigosa viagem entre Nova York e Denver. cheio de atores famosos de segunda linha e dirigido por James Frawley, o filme é melhor na ideia do que na prática)

10.  Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (Renato Aragão e seu grupo fizeram várias parodias de filmes de sucesso, entre eles esta versão tosca de “Guerra nas Estrelas”. feita às pressas para aproveitar o barulho em torno do filme de George Lucas, é até hoje uma das maiores bilheterias do cinema nacional)

Menções honrosas: As Duas Faces de Zorro, Heróis Fora de Órbita, Trovão Tropical, Recrutas da Pesada, Duro de Espiar, Não é Mais um Besteirol Americano, Johnny English, Os Vampiros que se Mordam, Espartalhões, Another Gay Movie, Máquina Quase Mortífera,…

fonte:listasde10.blogspot.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *