Os Trapalhões foram de longe o grupo de maior sucesso do cinema brasileiro e o mais longevo da televisão mundial. 
Os 21 filmes com o quarteto e outros tantos sem todos os integrantes venderam mais de 100 milhões de ingressos nos cinemas. 
O primeiro filme, “Na Onda do Iê-iê-iê” de 1965, trazia apenas Didi (Renato Aragão) e Dedé (Dedé Santana).  Já com o quarteto completo, o primeiro filme foi “Os Trapalhões na Guerra dos Planetas” de 1978 e o último “Uma Escola Atrapalhada” de 1990.
O sucesso era tamanho, que eles chegavam a lançar dois filmes por ano, nas férias escolares. De todos, o único filme sem Didi foi “Atrapalhando a Suate” de 1983.
Os Trapalhões eram Didi, um cearense esperto, mas azarado, era o heroi que nunca terminava com a mocinha. Dedé, o mais sério, era o cérebro do grupo. Mussum, um carioca do morro da Mangueira, tinha um linguajar engraçado, colocando “is” no final de várias palavras. E finalmente o último a entrar no grupo foi Zacarias, um mineiro baixinho e tímido, que era a “criança” do grupo.
Após a morte de Zacarias, em 1990, o grupo ficou abalado, mas prosseguiu. Já depois de Mussum morrer, em 1994, Renato Aragão decidiu que era o fim dos Trapalhões, que deixam muitas saudades em todos nós e fazem parte da memória afetiva de muitas gerações.
Como são muitos filmes, decidi colocar na lista os 10 maiores sucessos de bilheteria do grupo, em ordem de número de espectadores.


1.  Os Trapalhões nas Minas do Rei Salomão (1977 – o maior sucesso do grupo, ainda sem Zacarias. os amigos Pilo e Duka – Didi e Dedé – ganham a vida simulando brigas de rua, enquanto Fumaça – Mussum – recolhe as apostas. acreditando que eles são corajosos, a jovem Glória – Monique Lafond – os contrata para resgatar seu pai arqueólogo nas lendárias minas do Rei Salomão. mabembe, infantil, mas bem ao gosto do público da época. dirigido por J.B.Tanko)


2.  Os Saltimbancos Trapalhões (1981 – baseado na peça teatral, por sua vez inspirada num conto dos irmãos Grimm, este é provavelmente o melhor filme do grupo. quatro humildes funcionários de um circo se tornam as grandes atrações, graças à sua capacidade de fazer rir, o que desperta os ciúmes em outros artistas. destaque para a ótima trilha de canções de Chico Buarque, interpretadas por Lucinha LIns. direção de J.B.Tanko)


3.  Os Trapalhões na Guerra dos Planetas (1978 – uma paródia trash de ‘Guerra nas Estrelas’. depois de fugirem numa confusão por causa de uma mulher o quarteto encontra um disco voador, onde um príncipe – Pedro Aguinaga – lhes pede ajuda para resgatar uma princesa num planeta distante. feito às pressas para aproveitar o sucesso da ficção de Lucas, este filme é ruim demais, ficou conhecido como “brazilian Star Wars”, mas nem por isso deixou de fazer sucesso. direção de Adriano Stuart) 


4.  Os Trapalhões na Serra Pelada (1982 – quatro amigos vão atrás de ouro no garimpo de Serra Pelada e têm que enfrentar os capangas de um vilão estrangeiro, que contrabandeia ouro e quer apoderar-se das terras da região. as trapalhadas de sempre, com um pano de fundo diferente e interessante. direção de J.B.Tanko)


5.  O Cinderelo Trapalhão (1979 – Cinderelo é um homem desprezado por seus três companheiros por não ser limpo, nem educado, nem corajoso. quando os três têm que ajudar uma família religiosa que é expulsa de suas terras por um vilão interessado em petróleo, todos mostram sua coragem. fraquinho. direção de Adriano Stuart)


6.  O Casamento dos Trapalhões (1988 – os Trapalhões são quatro irmãos caipiras, que vivem numa fazenda. a irmã deles, pede que seus sobrinhos – o grupo Dominó – fiquem um período na fazenda, pois irão apresentar-se numa cidade próxima. no show dos meninos os quatro conhecem suas namoradas e, depois de muitos problemas causados pelo vilão – José de Abreu – acabarão por casar-se com elas. o roteiro é quase inexistente, um mero veículo para os Trapalhões se conectarem com o público mais jovem, com ajuda da boy band da época. direção de José Alvarenga Jr.)


7.  Os Vagabundos Trapalhões (1982 – Bonga e seus amigos e a namorada Loló – Louise Cardoso – cuidam de crianças abandonadas na periferia de uma grande cidade e tudo vai bem até que o filho de um industrial foge de casa, vai morar com eles e o pai oferece uma recompensa para quem resgatá-lo. um dos mais simpáticos da troupe. dirigido por J.B.Tanko)


8.  O Trapalhão no Planalto dos Macacos (1976 – Outra paródia de filmes americanos, esta um pouco mais elaborada. dois amigos são perseguidos por um guarda – Mussum em seu primeiro filme -, que os confundiu com assaltantes de uma joalheria. ao fugir os dois embarcam num balão e vão parar numa terra desconhecida, onde os macacos falam e dominam os humanos. logo os verdadeiros ladrões também vão parar no mesmo lugar. é infantil, né? direção de J.B.Tanko)


9.  A Princesa Xuxa e os Trapalhões (1989 – quarto filme do grupo com a apresentadora Xuxa Meneghel e o maior sucesso. ficção científica passada num planeta distante, onde um déspota toma o poder após a morte do imperador. mantida dentro do palácio, a princesa pensa que todos são felizes, mas os três príncipes – Dedé, Mussum e Zacarias – irão juntar-se ao cavaleiro sem nome – Renato Aragão – para combater o vilão. boa direção de arte, mas aquele roteiro de sempre. direção de José Alvarenga Jr.)


10.  Simbad, o Marujo Trapalhão (1976 – neste estão apenas Didi e Dedé. um funcionário de circo é confundido com o trapezista Simbad e raptado e levado para um navio pelos capangas de um mágico malvado, que tem uma lâmpada mágica em seu poder, mas precisa do trapezista para localizar a pedra filosofal, que vai fazer dele o homem mais rico do mundo. trash, mas tinha seu público. direção de J.B.Tanko)

fonte:listasde10.blogspot.com.br

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2024