Melhores filmes de Tom Cruise

Thomas Cruise Mapother IV, um ex-seminarista, baixinho, dislexo, passou por 15 diferentes escolas até decidir tornar-se ator aos 18 anos.

Dono de um sorriso vencedor, chegou ao cinema já num grande sucesso, um papel secundário no horroroso “Amor Sem Fim”.
Hoje aos 50 anos, é um dos astros mais bem pagos da história do cinema. Juntos seus 34 filmes faturaram mais de 7 bilhões de dólares no mundo todo.

Sua vida pessoal sempre foi motivo de fofocas, separado pela terceira vez do que seria mais um casamento de fachada, Cruise sempre negou ser homossexual.

Desde 1990 dedica-se fanaticamente à seita da Cientologia, o que lhe gerou muitas críticas.

Mas o importante é que seus filmes continuam faturando alto, sua agenda está cheia com seis filmes no forno e um recém lançado.

Esta lista traz 10 dos filmes que melhor representam a carreira de Tom, na minha opinião.

1.  De Olhos Bem Fechados (Cruise dedicou três anos de sua vida e da de sua então esposa Nicole Kidman ao sonho de trabalhar com Stanley Kubrick, no que viria a ser seu último trabalho. a trama gira em torno da tensa vida sexual de um casal da alta sociedade de Nova York. é de longe o melhor filme de sua carreira)

2.  Magnólia (o diretor Paul Thomas Anderson deu de presente a Cruise o papel de um esquisito guru de auto-ajuda, autor de um livro para homens sobre como “domar” suas mulheres. o papel lhe valeu ótimas críticas e uma indicação ao Oscar de ator coadjuvante)

3.  Negócio Arriscado (o turning-point da carreira de Tom, já aos 20 anos. o que seria apenas mais um filme de adolescente sozinho em casa e contrata uma prostituta, tornou-se um clássico dos anos 80, graças ao carisma do ator e seus óculos escuros)

4.  Nascido em 4 de Julho (segundo filme da trilogia de Oliver Stone sobre suas próprias experiências na guerra do Vietnã, conta a história da volta de um rapaz idealista e cheio de vida, que voltou do front numa cadeira de rodas enfrentando o preconceito e seus próprios fantasmas. primeira – e merecida – indicação de Cruise ao Oscar)

5.  Minority Report (ótima ficção científica baseada na obra de Philip K.Dick e um dos melhores filmes de Steven Spielberg em quase 20 anos. Cruise é um detetive da polícia em 2054, que utiliza paranormais para evitar crimes antes que eles sejam cometidos)

6.  Missão Impossível: Protocolo Fantasma (em 1996, Tom ingressou na carreira de produtor, numa releitura para cinema do famoso seriado dos anos 60, o que o deixou ainda mais rico. todos os filmes da série são bons, mas destaco a quarta parte, dirigida por Brad Bird, como a mais bem amarrada e onde o ator mostra estar em grande forma)

7.  A Cor do Dinheiro (outra ótima aposta de Cruise. um bom filme de Martin Scorsese, que levantou a carreira de Paul Newman. nesta continuação de “Desafio à Corrupção” de 61, aqui Newman passa de jovem aprendiz a mentor de Tom nas mesas de sinuca e disputa com ele a mesma mulher)

8.  Jerry Maguire (nesta ótima comédia de Cameron Crowe, Cruise vive um agente de talentos que cai em desgraça e consegue manter apenas um cliente, um mimado astro de futebol americano – Cuba Gooding, Jr. mais uma indicação ao Oscar)

9.  Vanilla Sky (versão americana do ótimo “Abre los Ojos” de Alejandro Amenábar, dirigida por Cameron Crowe. Tom Cruise é um jovem rico e bonito, que tem um relacionamento, mas conhece a mulher dos seus sonhos. enciumada, a namorada provoca um acidente de carro, onde ela morre e ele fica desfigurado)

10.  Rain Man (outro momento importante na carreira de Cruise, tentando tornar-se um ator “sério”. no papel de um jovem que descobre que seu pai deixou sua herança para um irmão autista – Dustin Hoffman – do qual ele nunca tinha ouvido falar. em busca do dinheiro, pede a guarda do irmão e saem juntos numa viagem onde eventualmente se aproximam. não considero um filme, mas ganhou quatro Oscars – filme, diretor, roteiro e ator para Hoffman)

Menções honrosas: Leões e Cordeiros, Entrevista com o Vampiro, Vidas sem Rumo, Colateral, O Último Samurai, Trovão Tropical, Missão Impossível, Missão Impossível 2, Missão Impossível 3, Questão de Honra, Toque de Recolher, Guerra dos Mundos, Um Sonho Distante, Operação Valkiria, A Firma.


Menções nem tão honrosas: Top Gun, Cocktail, Amor Sem Fim, Losin’ It, A Chance, A Lenda, Dias de Trovão, Encontro Explosivo, Rock of Ages.

fonte:listade10.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *