O ator Arnold Schwarzenegger, muito antes de se tornar governador da Califórnia, o ex-fisiculturista austríaco ajudou a redefinir nos anos 1980 como percebemos os filmes de ação.

Arnold Schwarzenegger

Schwarzenegger pode não ter o charme de Steve McQueen ou Burt Reynolds.

Porém sua presença de cena e seu carisma ajudaram a tornar os astros musculosos as figuras dominantes em Hollywood.

Na galeria abaixo, listamos os melhores filmes :

CONAN – O BÁRBARO (1982)

O épico de John Milius não só apresentou Schwarzenegger ao grande público como fez justiça ao material original das histórias do cimério criado por Robert E. Howard.

Numa década em que Hollywood produziu épicos de fantasia como nunca, Conan – O Bárbaro se destacou e até hoje, na revisão, equilibra bem os lados kitsch e juvenil da atitude macho.

O ÚLTIMO GRANDE HERÓI (1993)

Embora seja cheio de ideias e repleto de fan services, O Último Grande Herói não é o melhor filme de John McTiernan, mas se tivesse que se aposentar depois do longa de 1993, Schwarzenegger sairia por cima.

O que vemos em O Último Grande Herói é não apenas a coroação de Schwarzenegger como uma presença mas principalmente como um rosto da empatia perfeita, amistosa, icônica, sem hostilidade.

Se John Wayne já foi antes o grande herói americano em quem todos podiam confiar, embora guardasse para si seus segredos melancolicamente, Schwarzenegger herdou o papel. Hoje só The Rock se aproxima disso.

O VINGADOR DO FUTURO (1990)

Poucos cineastas conseguiram enxergar como Paul Verhoeven o potencial que Schwarzenegger tinha para a elasticidade facial.

Douglas Quaid é um dos maiores heróis de ação do cinema americano das últimas três décadas porque podemos enxergar em todo O Vingador do Futuro como a ação do filme repercute fisicalmente no rosto e no corpo do seu ator.

Aqui, Schwarzenegger traduz visualmente todo espírito de galhofa de Verhoeven ao mesmo tempo em que faz algumas das poses mais triunfais de sua carreira.

O EXTERMINADOR DO FUTURO (1984)

A ficção científica de baixo orçamento que lançou a carreira de James Cameron não seria a mesma sem a presença de Schwarzenegger, cujo rosto de pedra sem expressão se tornou imediatamente indissociável do conceito do robô Exterminador.

O EXTERMINADOR DO FUTURO 2 (1991)

Sete anos depois do primeiro O Exterminador do Futuro, Schwarzenegger não apenas estava no auge da forma física e da popularidade como já havia protagonizado um par de comédias.

T2 não se furta a aproveitar essa faceta cômica e a utiliza para usar o Exterminador como alívio cômico – o que tornou mais próxima a relação do robô com John Connor.

Dos bordões à cara sem expressão meio Buster Keaton, este é o filme que ajudou a definir a persona que Schwarzenegger adotaria no cinema a partir de então.

O PREDADOR

Entre 1985 e 1987, Schwarzenegger se estabeleceu como a figura mais icônica de uma geração de heróis de ação.

Essa geração foi chamada pejorativamente como brucutus, ao lado de Sylvester Stallone e Chuck Norris.

Quer ver mais filmes de brucutus? veja:  Melhores filmes de Sylvester Stallone

O austríaco teve o privilégio, então, de trabalhar com os melhores diretores do gênero em atividade na época, como John McTiernan.

O Predador de McTiernan é o filme central na leva de longas sobre comandos na selva que vieram na ressaca da releitura hollywoodiana da Guerra do Vietnã.

UM TIRA NO JARDIM DE INFÂNCIA (1990)

Schwarzenegger protagonizou algumas boas comédias durante os anos 90, como Um Herói de Brinquedo e Irmãos Gêmeos.

Nenhuma das anteriores foi capaz de superar o sucesso de Um Tira no Jardim de Infância.

No filme, o detetive John Kimble (Arnold Schwarzenegger) precisa de infiltrar em um jardim de infância.

Como professor de uma turma de crianças de 6 anos para proteger Dominic.

Com humor capaz de arrancar risadas sinceras de qualquer espectador, Um Tira no Jardim de Infância prova que Schwarzenegger pode fazer muito mais que dar socos e tiros para todo lado.

O Homem dos Músculos de Aço (1977)

Imagem de capa do item

Documentário que lançou Schwarzenegger ao estrelato.

O Homem dos Músculos de Aço acompanha fisiculturistas em seu intenso preparo e treinamento para competição Mr. Olympia de 1975.

Embora seja focado em Schwarzenegger, o longa também acompanha os concorrentes do fisiculturista na competição, como Lou Ferrigno e Franco Columbu.

Você gosta de algum outro filme? Deixe seu comentário e sua sugestão!

fonte
https://www.omelete.com.br/arnold-schwarzenegger/
https://legiaodosherois.uol.com.br/lista

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2024