Lista dos 10 melhores filmes de 2000 até 2009

avatar
  • Save

Os filmes da 1º década dos anos 2000 estão muito frescos em nossa memória e é quase impossível resumi-los em uma lista de 10. Como nas demais listas, busquei 10 filmes que significaram mudanças na forma de ver o no período, sem ser necessariamente os melhores. Claro que todos os leitores terão sua própria lista de 10, eu mesmo terei uma completamente diferente quando esta estiver publicada, mas é uma referência. Comentem, sugiram, reclamem!

  • Save
1.   O Senhor dos Anéis, a Sociedade do Anel  ( 2001. a obra-prima de J. R. R. Tolkien foi transposta para as telas grandes pelo diretor Peter Jackson e dividida em 3 longos filmes, geniais do começo ao fim. a faturou quase 3 bilhões de dólares e 17 Oscars, incluindo o de melhor filme para a última parte. uma das produções mais marcantes da história )
  • Save
2.   Batman, o Cavaleiro das Trevas  ( 2008. este século tem sido marcado pelos filmes baseados em heróis de quadrinhos e este filme de Christopher Nolan é o melhor exemplar. ação estonteante, roteiro bem construído e um dos melhores vilões que o já produziu, o Coringa de Heath Ledger )
  • Save
3.   Cidade de Deus  ( 2002. finalmente fomos notados. um diretor experiente, com centenas de spots comerciais no currículo, Fernando Meirelles, um roteirista brilhante, Bráulio Mantovani, ambos indicados ao Oscar, dessa forma como a edição e a fotografia perfeitos, fizeram deste o filme de maior sucesso e influência em todo mundo. ocupa a posição 18 no ranking do IMDb e já é um clássico )
  • Save
4.   Kill Bill, volume 1  ( 2003. influenciado pelos filmes de kung-fu, Quentin Tarantino construiu seu melhor filme, perverso, violento e divertido. o filme teria ficado muito longo e foi lançado em duas partes, que funcionam bem mesmo separadas )
  • Save
5.   Avatar  ( 2009. já estou esperando os comentários de protesto, mas não dá para negar a importância da mega-produção de James Cameron, que ressuscitou o 3D e é de longe o filme de maior faturamento da história. o roteiro é politicamente correto e até bobo, mas a ação é incrível e a produção impecável )
  • Save
6.   O Tigre e o Dragão  ( 2000. os olhos voltaram-se para a China nesse século e este foi o 1º grande sucesso internacional do seu cinema. as coreografias e a fotografia lindíssima são mais relevantes que a história. encantou o mundo todo, ganhou 4 Oscaras e foi indicado a outros seis. lindíssimo )
  • Save
7.   O Labirinto do Fauno  ( 2006. o mexicano Gillermo del Toro criou uma alegoria com uma menina que muda-se com a mãe para uma casa de campo, povoada por criaturas fantásticas, para tratar da ditadura franquista que assolou a Espanha num dos filmes mais fascinantes da década )
  • Save
8.   O Segredo de Brokeback Mountain  ( 2005. Ang Lee conta uma comovente história de amor mal assumido entre cowboys numa produção caprichada, com atores importantes no 1º filme de temática gay feita por um grande estúdio, a Paramount. excelente )
  • Save
9.   Dançando no Escuro  ( 2000. o dinamarquês Lars von Trier ganhou Cannes com esta obra-prima interpretada pela cantora pop Björk, sobre uma imigrante tcheca que muda-se para a América com intenção de curar o filho da doença que a está deixando cega. um filme denso, lento, diferente do ritmo que o tem imprimido neste século. belíssimo )
  • Save
10.   Oldboy  ( 2003. o sul-coreano, dessa forma como o próprio país, chegou ao seu melhor momento neste século. com uma cinematografia interessantíssima, com personalidade própria, ganhou o mundo. um dos melhores cineastas que surgiram é Chan-wook Park, autor da trilogia da vingança, da qual se destaca Oldboy, sobre um homem que é sequestrado e enclausurado sem explicações por 15 anos. grande filme! )

  • Save

Menções Honrosas:  Na Natureza Selvagem, Entre os Muros da Escola, Amor à Flor da Pele, A Viagem de Chihiro, Encontros e Desencontros, Amnésia, Caché, Os Infiltrados, O Fabuloso Destino de Amélie Poulin, A Vida dos Outros, Réquiem para um Sonho, Amores Brutos, Sangue Negro, Deixe Ela Entrar, Fale com Ela, Persépolis, Volver, A Partida, Quase Famosos, Tropa de Elite, Seguindo em Frente, 1 Gramas, A Fita Branca, O Filho da Noiva,  Dogville,  4 Meses 3 Semanas e Dias,  Diários de Motocicleta. fonte: listade10. blogspot. com. br

Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2021
English EN Portuguese PT Spanish ES
Share via
Copy link