Lista de Filmes de Rock and Roll

O rock é um estilo musical, que surgiu nos Estados Unidos no final da década de 1940 com raízes na música negra e rapidamente se espalhou pelo mundo.
Foi sinônimo de rebeldia juvenil e, sem exagero, ajudou a mudar cultura e costumes em todo o mundo.
Nos dias de hoje, para alguns o rock agoniza, para outros se reinventa. É uma questão de interpretação, mas seja como for, ele cumpriu uma importante missão.
Difícil é definir o que é filme de rock. Exclui as biografias (das quais já tratei aqui) e procurei colocar um pouquinho de cada vertente, filmes-concerto, ópera rock, filmes de fã, comportamento… como o tema é abrangente, muitos sentirão falta de seus filmes favoritos, para isso existem os comentários. Usem e abusem deles.
Aqui está minha seleção de 10 filmes com tema e atitude rock ‘n’ roll. E, atenção, eles estão em ordem cronológica e não de preferência.

1.  O Prisioneiro do Rock (1957. Elvis dá dois socos num cara e o mata sem intenção… vai parar na prisão, onde passa o tempo cantando. logo é descoberto por um linda caçadora de talentos que vai torná-lo um astro do rock. tudo bem que a história é ruim, mas a música é boa e o filme virou uma febre em todo mundo)

2.  O Submarino Amarelo  (1968. pode não ser o melhor filme dos Beatles, mas tenho um carinho especial por ele. um desenho animado psicodélico de George Duning, com a trilha do álbum “Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band”. o grupo chega em seu submarino amarelo para enfrentar o exército que está em Pepperland para acabar com a paz, o amor e a música)

3.  Woodstock, Onde Tudo Começou (1970. filmagem de Michael Wadleigh do famoso festival, ganhador do Oscar de documentário e indicado para edição – Thelma Schoonmaker, assistida pelo jovem Martin Scorsese – e som. Jimi Hendrix, Joan Baez, The Who, Richie Havens, Joe Cocker, Santana, Janis Joplin e dezenas de artistas reunidos para o maior festival de rock até então, montado numa fazenda no estado de Nova York entre 15 e 18 de agosto de 1969)

4.  Tommy (1975. adaptação da primeira ópera rock lançada em 1969 pelo grupo The Who. durante a segunda guerra um piloto é dado como morto, mas volta para casa, onde encontra sua mulher – Ann-Magret indicada ao Oscar – com o amante, que o mata. ao presenciar a morte do pai, o jovem Tommy – o vocalista Roger Daltrey – fica cego, surdo e mudo, mas aos poucos se recupera, tornando-se um campeão de fliperama e ídolo pop. como todo filme de Ken Russel, esquisito é pouco para defini-lo. mas o filme tem além do Who, participações de Elton John, Eric Clapton, Tina Turner e Jack Nicholson)

5.  Pink Floyd: The Wall (1982. o cantor Bob Geldof encarna Pink, um astro do rock, que enlouquece lentamente num quarto de hotel com suas lembranças. a ausência do pai, a mãe superprotetora, um professor abusivo, a infidelidade da esposa, o sucesso e a depressão. um painel bem feito por Alan Parker para emoldurar o grande álbum do grupo)

6.  Stop Making Sense (1984. o melhor e mais inventivo show gravado pelo cinema. feito pelo grupo Talking Heads em parceria com o diretor Jonathan Demme. o vocalista David Byrne entra no palco apenas com um toca-fitas e, a cada canção, vão sendo acrescentados músicos e instrumentos, até o final apoteótico. simples e absolutamente genial)

7.  Vida de Solteiro – Singles (1992. o surgimento do movimento grunge em Seattle no começo dos anos 90 é dramatizado através de histórias paralelas de jovens, no começo da vida adulta, descobrindo o amor e se dedicando à música. mais um filme de comportamento muito bem conduzido por Cameron Crowe, com uma trilha fantástica. detaçlhe, a banda de Matt Dillon tem alguns componentes do Pearl Jam, como Eddie Vedder na bateria)

8.  Quase Famosos (2000. outro filme de Cameron Crowe. um jovem fã de rock ‘n’ roll consegue um trabalho na revista Rolling Stone para acompanhar uma banda em sua primeira excursão pelos Estados Unidos. aos poucos vai se envolvendo com a banda e perdendo a objetividade no trabalho, tornando-se parte do canério do rock nos anos 70. ótimo!)

9.  Alta Fidelidade (2000. John Cusack é o dono de uma loja de música à beira da falência, que apenas vende discos em vinil. ele é uma enciclopédia ambulante de música pop, mas que não consegue se dar bem num relacionamento. decide então fazer uma lista dos 5 maiores foras que levou. em paralelo, seus funcionários – entre eles Jack Black – passam o dia elaborando listas de ‘top 5’ de músicas para todas as ocasiões e atendendo todo tipo de clientes. baseado no best seller de Nick Hornby e dirigido por Stephen Frears, o filme é delicioso)

10.  A Escola de Rock (2003. Jack Black – no seu grande papel – é demitido de sua banda. para pagar as contas, se faz passar pelo amigo com quem divide o apartamento e aceita um trabalho como professor substituto numa escola de ensino fundamental, de disciplina rígida. aos poucos introduz seus conhecimentos de rock para envolver os alunos e montar com eles uma banda que fará grande sucesso. divertido e “rock ‘n’ roll”!!!)

fonte:listasde10.blogspot.com

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *