Julio Sumiu – Lília Cabral pede mais generosidade com cinema nacional

Júlio-Sumiu
  • Save

A comédia Julio Sumiu que estreou na semana passada tem uma grande atriz conhecida do público brasileiro como Lília Cabral e nomes como Fiuk que atraem o público jovem.

Termina o filme, e sobem os créditos da comédia “Júlio Sumiu”. Segundos depois, surge uma cena de novo. Parte do elenco está no sofá da sala do apartamento de Edna (Lília Cabral) olhando para a câmera como se houvesse acabado de assistir ao longa. “É, até que filme nacional é bom”, ironiza Eustáquio (Dudu Sandroni), o militar aposentado casado com a protagonista. Edna – ou seria Lília falando? – debocha: “Ah, não pode falar mal do cinema brasileiro”.

É nesse clima que “Júlio Sumiu” chega aos cinemas neste fim de semana: querendo mostrar que o país pode fazer comédia boa e “mais elaborada”, como definiu o diretor, Roberto Berliner. O filme se esforça em elaborar a trama e as piadas, mas também usa gatilhos que soam familiares no cinema nacional: cenas canastronas e efeitos sonoros que dão a deixa para risadas.

Sobre este “recado” para a crítica no fim do filme – um momento em que o diretor deixou a câmera ligada e os atores livres para bater papo -, Lília pede mais “generosidade”. “Aquela brincadeira nada mais é do que o que todo mundo fala: ‘ah, é bom, mas [pensar em] prêmio?” ou “aquela pecinha que você fez'”, explica.

Você ja viu? :  Figurinista de Homem de Aço 2 fala sobre uniforme da Mulher Maravilha

Já o diretor defende que os jornalistas assistam aos filmes duas vezes antes de escrever qualquer crítica. “A gente fica muito tempo trabalhando. E aí vem um crítico e assiste ao filme, [mas] está com dor de cabeça ou brigou com a mulher”, diz.

Beto Silva, o ex-Casseta & Planeta que assina o roteiro adaptado de um livro seu, diz que tanto as comédias com trama, como “Júlio Sumiu”, quanto as que fazem a “piada da piada” têm seus méritos.

“Acho que essa onda da comédia está acontecendo porque está dando certo, senão ela não aconteceria. Um filme que leva 3 milhões ao cinema cumpre o seu objetivo. Não é possível você falar mal do filme. Posso até não gostar. Agora, como projeto, ele é válido pra caramba”, opina o Casseta.

fonte:cinema.uol.com.br

  • Save

10 filmes de ficção científica intrigantes

Ficção científica é um tema que atrai muito a atenção e alguns filmes conseguem trazer o melhor desse genero. Separamos 10 filmes de ficção científica intrigantes! O Poço…

  • Save

10 filmes de ação para você acordar os vizinhos

Quer ação? Então separamos uma lista dos melhores filmes de ação para você acordar os vizinhos! Saga John Wick Save Ação frenética e de qualidade com Keanu Reeves…

Leonardo DiCaprio
  • Save

Melhores atores de cinema da atualidade

Leonardo DiCaprio, Will Smith, Brad Pitt… Esses são apenas alguns nomes que podem ser citados na lista de melhores atores do cinema atual. Que tal conhecer mais alguns…

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema
English EN Portuguese PT Spanish ES
Share via
Copy link