Filmes sobre Dragões

dragoes

Os dragões são figuras mitológicas, em formatos de grandes répteis ou serpentes, muitas vezes alados e que têm um hálito de fogo.
Dragões existem em diferentes versões em quase todas as culturas, provavelmente baseadas em ossadas de grandes animais, encontradas por civilizações pré-históricas.
Os dragões estão presentes em diversos filmes, dos quais destaco dez.


1.  Reino de Fogo (uma engenheira desperta acidentalmente um perigoso dragão, que estava adormecido há séculos. 20 anos depois o mundo foi devastado pela ação do dragão e o filho da engenheira – Christian Bale – se une a um aventureiro – Matthew McConaughey -, para enfrentar o animal numa grande batalha. ótimos efeitos, numa atualização interessante do tema)


2.  Como Treinar Seu Dragão (um viking adolescente e desajustado quer provar ao seu pai que pode ser um grande guerreiro, quando encontra um dragãozinho ferido, decide treiná-lo, para tornar-se um herói. ótima animação 3D da Dreamworks)


3.  O Dragão e o Feiticeiro (para salvar seu reino, rei faz um pacto com um dragão, permite que este sacrifique todas as virgens e voe para longe, poupando os demais. mas a próxima vítima será a princesa, sua filha. o rei então pede a um feiticeiro e seu aprendiz, que matem o dragão. efeitos animatrônicos e de stop-motion que parecem toscos 30 anos depois)


4.  Coração de Dragão (no século X, um rei tirano morre em combate com camponeses e seu filho fica gravemente ferido. a rainha evoca o poder mágico dos dragões para salvá-lo. um dragão bondoso – voz de Sean Connery – concorda em dar metade de seu coração, desde que o príncipe jure ser bom e justo. no entanto, ele se torna mais perverso que o pai. “o mais sublime filme bobo que eu já vi”, disse Roger Ebert e eu assino embaixo)


5.  Eragon (um garoto órfão encontra uma pedra azul, que é um ovo de dragão, o último da espécie. quando nasce Saphira, uma dragoa, o rapaz se torna um ‘cavaleiro dodragão’, como seus antepassados, e irá lutar contra o feiticeiro negro, cumprindo seu destino e uma antiga profecia. mais uma tentativa frustrada de repetir o sucesso de Harry Potter)


6.  Mulan (uma menina chinesa disfarça-se de homem, para lutar em lugar de seu pai doente. com medo de sua filha ser descoberta, sua família envia o grande dragão de pedra para trazê-la de volta. mas um outro dragãozinho atrapalhado – voz de Eddie Murphy -, quebra a tal estátua e decide ajudá-la nas batalhas, para tornar-se guardião da família. bonito desenho moderno da Disney, baseado numa fábula chinesa)


7.  Shrek (um ogro vive solitário, quando diversos personagens infantis invadem seu pântano, expulsos de suas casas pelo maligno Lord Farquand. ele faz um acordo com o vilão, que os deixará voltar, caso o ogro e seu amigo burro falante, consigam resgatar uma bela princesa do perigoso castelo do dragão. o grande desenho da Dreamworks, que rendeu continuações, todas com presença da simpática dragoa)


8.  História Sem Fim (um garoto pega emprestado um misterioso livro, que o leva a um mundo de aventuras e fantasia, onde junto com um jovem herói vai cavalgar um dragão voador, com cara de cachorro, Falkor. ótimo filme de Wolfgang Petersen, baseado num best-seller alemão)


9.  Meu Amigo Dragão (no começo do século XX, um garoto de 9 anos foge dos violentos pais adotivos e só tem um amigo, um dragão que só ele vê. juntos vão abrigar-se numa pequena cidade, com uma garota e seu pai, zelador do farol. mas o dragão acaba sendo descoberto. um dos piores filmes da Disney, misturando atores com animação)


10.  Dragon Wars (mega produção coreana, que teria custado mais de 100 milhões de dólares. mostra enormes criaturas em forma de serpente, destruindo as cidades em efeitos espetaculares, mas com um roteiro fraquíssimo, baseado numa lenda coreana. a crítica foi  muito negativa. ainda não vi o filme, mas achei que deveria fazer parte desta lista)

fonte:listasde10.blogspot.com.br

Deixe sua opinião, dúvida ou crítica!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.