Filme perdido de Tim Burton ressurge no YouTube

Você sabia que, bem no início da carreira, Tim Burton trabalhou para a Disney? O diretor de sucessos como Batman e Edward Mãos de Tesoura ainda era um completo desconhecido, mas já demonstrava indícios de seu gosto bastante peculiar. Um de seus trabalhos para a empresa foi o especial sobre a clássica história de João e Maria, exibido em 1983 na noite de Halloween pelo Disney Channel. Mas, como é um projeto de Tim Burton, não foi nem um pouco convencional: trazia imagens estranhas e sombrias, além de ser estrelado por atores nipo-americanos.

João & Maria de Tim Burton até voltou a ser exibido pelo Disney Channel em 1984, mas logo em seguida desapareceu. A própria empresa não conseguia encontrá-lo em seus arquivos, o que deu ares de lenda urbana ao média-metragem, ainda mais após a consagração do diretor. Pois agora ele pode ser encontrado, na íntegra, no YouTube. A qualidade de imagem e de áudio não são lá grande coisa, mas dá para assisti-lo sem problemas.

Confira o Video

João e Maria é um conto que relata as aventura de dos irmãos (João e Maria), filhos de um pobre lenhador e que moravam na floresta com seu pai e sua esposa. Um dia, enquanto seu pai trabalhava, a madastra de João e Maria estava fazendo uma torta. Ela saiu para colher amoras na floresta e pediu pra João e Maria cuidassem da casa enquanto ela estivesse ausente. Quando ela voltou da floresta encontrou a casa toda bagunçada e a torta que estava preparando no chão. Ela ficou muito brava com João e Maria e resolveu mandar eles mesmos irem colher amoras na floresta.

Floresta a dentro, as crianças iam jogando migalhas de pão no chão para que pudessem encontrar o caminho de casa pela trilha feita. Porém, quando resolvem voltar para casa percebem que as migalhas haviam sido comidas pelos pássaros da floresta e que estavam perdidos. Enquanto procuravam o caminho de volta pra casa, João acaba achando uma casa feita de doces no meio da floresta. Com muita fome depois de tanto tempo procurando o caminho de volta para casa, João chama Maria para que eles comessem as guloseimas da casa. Enquanto as crianças se deliciavam com os doces uma velha (bruxa) aparece de dentro da casa e os convida para entrar.

Lá dentro, a velha (bruxa) lhe da mais do que comer até não aguentarem mais. Porém toda a aparente gentileza da senhora não passada de um plano para comer as criancinhas. Ela prende João e Maria para que pudesse assá-los, porém, espertas, as crianças descobrem o plano da bruxa e a enganam, atirando-a para dentro do forno que a velha iria usar para cozinha-los. Livres da bruxa, João e Maria são encontrados pelo pai, cuja mulher havia morrido, e voltam para casa levando consigo o dinheiro que estava dentro da foice da bruxa, suficiente para o resto de suas vidas .

fonte:adorocinema.com, wikipedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *