Em 2014, o calendário de estreias de cinema será diferente. Ao invés de junho e julho concentrarem os grandes pipocões, marcando as férias escolares brasileiras e o início do verão americano, é em maio que as telas irão ferver. O motivo é aquele fenômeno que se repete a cada quatro anos, mas com um agravante especial: a Copa do Mundo agora é no Brasil.

Na última Copa, três gigantes estrearam durante a competição, sem prejuízos à bilheteria: “Toy Story 3” (sexta maior arrecadação do ano), “A Saga Crepúsculo: Eclipse” (terceira maior) e “Shrek Para Sempre” (segunda maior).

Os últimos anos confirmaram a vocação blockbuster do período: “Universidade Monstros” e “Minha Mãe é uma Peça” chegaram no final de junho, assim como “A Era do Gelo 4” e “Carros 2”. “Transformers: o Lado Oculto da Lua” e “O Espetacular Homem-Aranha” estrearam na primeira semana de julho.

Este ano, a Copa acontece entre 12 de junho e 13 de julho, ocupando cinco finais de semana preciosos para o calendário das distribuidoras. “O Espetacular Homem-Aranha 2: a Ameaça de Electro” teve a estreia antecipada nos EUA e no Brasil, juntando-se a “Godzilla”, “Os Muppets 2”, “X-Men: Dias de um Passado Esquecido” e “Malévola” como estreias de maio.

Voltados para o público infantil e adolescente, títulos como esses normalmente marcam as férias, que, desta vez, não acontecerão exclusivamente em julho: algumas escolas anteciparam a folga para coincidir com a Copa, outras preferiram decretar feriado nos dias de jogos do Brasil, mantendo o resto do calendário.

É justamente na data do primeiro jogo do Brasil – e da abertura da Copa – que a adaptação de “A Culpa é das Estrelas” está prevista para estrear. Ainda é possível que haja alterações, mas, se a estratégia se mantiver, o filme abrirá mão dos lucros da quinta-feira (dia 12) e precisará garantir uma sexta-feira mais forte.

Além deste, outro longa que estreia durante o campeonato é a animação “Como Treinar Seu Dragão 2”, marcada para o dia 19 de junho. As duas são as únicas estreias significativas do período, que também recebe o alternativo “Teorema Zero”, de Terry Gilliam.

Após o encerramento da Copa, alguns blockbusters ocupam os últimos dias de julho: “Transformers: a Era da Extinção”, “Dawn of the Planet of the Apes” e “Os Guardiões da Galáxia”. Quem ainda estiver de férias poderá encarar as filas e esquecer por um momento que, durante algumas semanas, até o cinema brasileiro respirou futebol.

fonte:guiadasemana.com.br

Gostou do post? Deixe seu comentário!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema 2024