Bilheteria do Cinema 1º Semestre 2014

bilheteria 1 semestre 2014
  • Save

Transformers: A Era da Extinção estreou no mercado norte-americano no último dia 27 quebrando a banca. O longa dirigido por Michael Bay foi o primeiro filme do ano a ultrapassar a marca dos U$ 100 milhões de bilheteria (o equivalente a R$ 220 milhões*) no fim de semana de abertura.

  • Save

Um feito e tanto, mas não chegou a impulsionar a arrecadação da indústria do cinema nos Estados Unidos no primeiro semestre. Na verdade, houve até uma queda de 8% no montante, se comparado com o mesmo período de 2013. Ainda: se considerarmos a temporada do verão – que começou extraoficialmente, no hemisfério norte, na primeira sexta de maio – o tombo é ainda maior, de 14,9%.

Nos seis primeiros meses de 2014, o mercado americano ainda não viu um filme ultrapassar a barreira dos U$ 300 mi na carreira. “Seria ótimo ver Planeta dos Macacos: O Confronto atingir essa marca, mas a expectativa é que o feito não aconteça até novembro, quando estreia Jogos Vorazes: A EsperançaParte 1”, disse Paul Dergarabedian, analista de mídia sênior da Rentrak, ao The Hollywood Reporter.

  • Save

Para ele, a queda de quase 15% na arrecadação dos cinemas norte-americanos “tem a ver com o produto”. “No ano passado, depois da estreia deHomem de Ferro 3, a temporada de verão seguiu com hit atrás de hit. No último verão, alguns filmes superaram as expectativas; já neste, os lançamentos de maior potencial comercial foram espalhados ao longo do semestre. Já tivemos filmes de super-heróis, comédias restritas para maiores, e o inesperado sucesso de A Culpa é das Estrelas. Posso arriscar a dizer que o próximo ano será de sucesso, mais parecido com um verão ‘normal’”, sustenta Dergarabedian, lembrando que, em 2015, chegam os novos Velozes e FuriososOs Vingadores e Ted na temporada do verão e, logo na sequênciaStar Wars: Episódio VII e Jogos Vorazes: A Esperança – Parte 2, só para citar alguns da temporada de férias.

  • Save

Do top 10 do semestre nos EUA, seis filmes estrearam já na temporada de verão. No Brasil, ainda não há dados comparativos entre o desempenho das bilheterias no país em 2013 e 2014. O fato é que o conceito de “temporada” não é tradição por aqui. Outra diferença marcante é que os americanos medem o sucesso comercial de um filme pelas cifras – cada vez mais infladas por salas especiais e ingressos 3D, mais caros –, ao passo que, no Brasil, o público total é o termômetro.

Entre os dez mais do Tio Sam e o top 10 da nossa batucada** (sem produções nacionais), apenas quatro filmes são comuns às duas listas. E mesmo assim, em posições diferentes. Quer saber quais são?

*a título comparativo, convertemos os valores em dólares das bilheterias americanas para reais, considerando a cotação de R$ 2,205, do dia 1 de julho.

**Os dados de bilheteria dos Estados Unidos são do Box Office Mojo; no Brasil, do portal Filme B.

Você ja viu? :  30 Melhores frases do Cinema !

fonte:adorocinema.com

  • Save

O guia definitivo para escolher lugar no cinema!

Onde devemos sentar no cinema? nas primeiras fileiras? no meio? no fundo? O que você acha? Vamos te dar o guia definitivo para escolher lugar no cinema! Você…

  • Save

Segredos de Game of Thrones que poucos sabem!

A série Game of Thrones fez muito sucesso e deixou saudades! Mate um pouco dessa saudade conferindo esses segredos da série que poucos sabem. Game of Thrones é…

  • Save

Fatos pouco conhecidos sobre Game of Thrones

Você gostou de Game of Thrones? A série que marcou a televisão para sempre então trazemos fatos pouco conhecidos sobre a série! Game of Thrones já acabou todos…

Todos os direitos reservados - Poltrona de Cinema
English EN Portuguese PT Spanish ES
Share via
Copy link