10 semelhanças entre Harry Potter e O Senhor dos Anéis

As semelhanças entre os universos de J.R.R. Tolkien e J.K. Rowling são meramente superficiais, de acordo com as palavras da escritora de Harry Potter. “Tolkien criou toda uma nova mitologia, eu nunca teria conseguido isso. Mas minhas piadas são melhores que as dele.”

É inegável que as duas franquias ressuscitaram a magia e a fantasia há muito perdidas no cinema e já se tornaram ícones culturais do século 21. Mas além dos bruxos e da capacidade de arrastar multidões para conferir suas novas jornadas nas telonas, quais outras semelhanças as histórias tem em comum? Descubra nessa lista adaptada da WhatCulture!

A Origem

Apesar das circunstancias serem diferentes, Frodo e Harry vivem na casa de seus tios. A aventura dos dois começa no dia de seus respectivos aniversários e ambos são visitados por um homem alto que se torna um grande amigo no decorrer da história.

Jóias

Uma enorme comparação entre as duas histórias é a missão a qual os protagonistas estão destinados, embora Harry (que está destinado à destruir Horcruxes) só descubra isso com o decorrer da trama. Algumas Horcruxes tomam a forma de jóias. Uma das primeiras Horcrux que Tom Riddle cria é um anel, justamente o anel que fere Dumbledore mortalmente quando este tenta destruí-lo. Além disso, ele contém a pedra da Ressurreição que permite se comunicar com os mortos. Muito parecido com o que acontece com Frodo, que é tentado pelos poderes do Um Anel. O Um Anel transporta quem o usa para um reino espiritual. Soa parecido com o poder da pedra da ressurreição?

Apesar do anel de Tom Riddle não deixar seu portador invisível, isso é possível com a capa da invisibilidade, uma das Três Relíquias da Morte. Apesar das diferenças, podemos perceber que Tolkien e Rowling deram a seus protagonistas uma missão semelhante e garantiram itens místicos que ludibriariam os personagens através de tentações.

Você ja viu? :  A doença que vitimou a atriz Carrie Fisher

Trolls

Um dos primeiros desafios vencidos por Harry, Rony e Hermione em Hogwarts é contra um Troll solto na escola. Coincidentemente A Sociedade também derrota um Troll da Caverna no primeiro filme da franquia. Embora existam centenas de criaturas mitológicas em ambos os universos, é interessante notar que a luta inicial, que mostra a equipe lutando em conjunto, seja contra um Troll. Provavelmente seja pelo fato de que os Trolls não são criaturas muito inteligentes, mas exigem que o grupo arme estratégias e mostrem suas melhores habilidades.

Os vilões

Toda boa história precisa de um bom vilão! Voldemort está presente desde o começo da Pedra Filosofal, assim como Sauron em A Sociedade do Anel. Ambos os vilões são capazes de sentir a presença dos heróis e seus nomes não são pronunciados, pois as outras criaturas tem medo. A principal diferença entre os dois é que Sauron é um semideus enquanto Voldemort é um bruxo que acredita ter o poder de um semideus, mas ambos são mortos destruindo a fonte de seu poder (O Um Anel/Horcruxes).

A natureza

Um dos paralelos menos óbvios entre Harry Potter e O Senhor dos Anéis está nos detalhes dos mundos mágicos. Não é apenas a Rua dos Alfeneiros e o Condado que compartilham similaridades, mas a medida que nos aprofundamos nos universos, mais detalhes estranhamente semelhantes são revelados.

Aranhas Gigantes

Aragogue, a aranha cega que vive na Floresta Proibida em Harry Potter, deve ter sido inspirada em Laracna, a aranha gigante que tem as montanhas de Ephel Dúath como moradia. As duas falam, são “malignas”, apesar de não estarem relacionadas ao grande vilão da história e são devoradoras de carne humana.

Você ja viu? :  Tudo Sobre Capitão América 2 - O Soldado Invernal

A grande diferença entre elas é que Aragogue foi criada por Hagrid, por quem demonstra imensa lealdade. Diferente de Laracna que é uma entidade anciã e atrapalha a jornada dos Hobbits há séculos. Aragogue é mais educada!

O Salgueiro Lutador de Hogwarts e O Velho Salgueiro Homem do Senhor dos Anéis são entidades anciãs do mal determinadas a matar os heróis. Ambos os universos possuem uma criatura com tentáculos escondida no lago, O Vigia na Água que vive perto de Moria e a Lula Gigante no lago de Hogwarts. Também existem florestas que os protagonistas tendem a evitar.

Outras criaturas

Apesar das aranhas gigantes serem as criaturas mais horrendas para muita gente, elas não são as únicas figuras monstruosas semelhantes entre as duas histórias.

Além dos encapuzados Nazguls e Dementadores, temos duas adoráveis criaturinhas, que foram recriadas em computação gráfica nos filmes, e referem a si mesmas na terceira pessoa, além de estarem presentes na jornada dos protagonistas.

Personagens coadjuvantes

Neville Longbottom pode ser o herói da série para muitos Potterheads , mas ele certamente não é o único Longbottom de uma franquia famosa de fantasia.

Longbottom não é um personagem de O Senhor dos Anéis , porém, é um local, na Quarta Sul do Condado. Por coincidência, é onde gênio jardineiro Tobold Corneteiro cultivou pela primeira vez a erva-de-fumo, que é algo que Neville pode conhecer, sendo um prodígio da herbologia.

Além disso, Rabicho e Grima Língua de Cobra são personagens que estão presente no núcleo heroico da história, mas na verdade são traidores espiões dos vilões.

Outra comparação que pode ser feita entre Harry Potter e O Senhor dos Anéis é entre Fred e George , com Pippin e Merry. Ambas as duplas são o alívio cômico em contraste com os personagens principais e estão sempre ao lado um do outro.

Você ja viu? :  Qual teve mais sequências: Sexta-Feira 13 ou A Hora do Pesadelo?

Objetos

Assim como as jóias amaldiçoadas que aparecem tanto em Harry Potter quanto em O Senhor dos Anéis, existem outros objetos mágicos compartilhados entre os universos.

Em A Sociedade do Anel, somos apresentados ao Espelho de Galadriel, que tem o poder de mostrar “As coisas que foram, as coisas que são, e coisas que vão ser.” Esse item também é refletido em Harry Potter (com o perdão do trocadilho), através da Penseira de Dumbledore. Sem contar que os recipientes são bem parecidos. Além disso, temos as espadas encantadas que passam de geração em geração!

Os bruxos

Dois dos maiores personagens de Harry Potter e Senhor dos Anéis, Dumbledore e Gandalf, são muitas vezes comparados e contrastados. As semelhanças entre os dois bruxos gigantes são fascinantes. Barbas esplêndidas, chapéus colossais, os dois personagens se sacrificaram para salvar seus pupilos e retornaram mais tarde (mesmo que na forma de espírito). Ambos passam seu tempo recolhendo o máximo de informações sobre seus inimigos e são os personagens mais sábios de seus universos.

Eles também estão entre os mais amáveis, porém perigosos personagens de suas histórias e temos poucas informações sobre suas origens ou família. Se não fossem pelos seus companheiros de aventura, tanto Dumbledore quanto Gandalf seriam personagens solitários.

fonte:legiaodosherois.com.br

Deixe sua opinião, dúvida ou crítica!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.