10 filmes que são melhores do que os livros

livros

1. Forrest Gump – O Contador de Histórias

Se no filme o personagem principal já faz algumas coisas bem improváveis, no livro ele chega a ser enviado ao espaço com um macaco e aterrissa em uma tribo canibal! A linearidade e o fato de ser mais plausível fizeram do longa-metragem um sucesso absoluto. Já o livro…

Tom Hanks ganhou seu segundo Oscar pelo papel

2. Trainspotting – Sem Limites

O lançamento do filme ajudou o livro a vender bastante, e até mesmo o seu autor, Irnive Welsh, disse adorar a versão cinematográfica. Não é à toa: “Trainspotting” conseguiu se conectar com a juventude dos anos 90 como poucos outros filmes fizeram.

As drogas e a música eletrônica ajudaram o filme a se conectar com o seu público

3. Clube da Luta

No livro, os personagens são pouco desenvolvidos, ainda que a história seja muito boa e tenha uma cena curiosa do momento em que os dois personagens principais se encontram pela primeira vez (spoiler: é em uma praia). Já o filme conseguiu dosar ultraviolência com um roteiro afiado que criticava a sociedade de consumo do final dos anos 90.

Você ja viu? :  Pixar : Lista de Filmes

As pessoas quebraram a primeira regra do “Clube da Luta” e passaram a falar dele com todo mundo

4. O Segredo de Brokeback Mountain

O filme segue fielmente o conto de Annie Proulx, mas conseguiu aprofundar o drama e os conflitos vividos pelos personagens que se descobrem envolvidos em um romance homossexual em um universo carregado de testosterona.

Entrega visceral dos atores ampliou a discussão sobre a homofobia

5. Laranja Mecânica

De fato, o livro é ótimo, mas bastante complexo e de difícil leitura, já que cria inúmeras gírias para mostrar jovens problemáticos em uma Inglaterra futurista. O diretor Stanley Kubrick manteve esse clima, que funcionou melhor nas telonas e pôde ser mostrado com ainda mais sadismo e violência gráfica.

Violência funcionou muito melhor visualmente do que na escrita

6. Diário de Uma Paixão

Convenhamos: Nicholas Sparks é um autor bem água com açúcar, e isso está refletido em praticamente todos os seus livros e nos filmes baseados nessas obras. Porém, “Diário de Uma Paixão”, além de ser romântico ao extremo, ganhou uma direção primorosa e um elenco afiadíssimo, que transformaram as bobagens do livro em uma magnífica história de amor.

Você ja viu? :  Filmes sobre Robôs

“Diário de Uma Paixão” conta a história de um amor além do tempo

7. O Silêncio dos Inocentes

E quando as duas obras são boas? O livro de “O Silêncio dos Inocentes” ganhou diversos prêmios dos críticos especializados e se tornou um filme ainda melhor e mais sombrio, tendo sido um dos únicos a receber os 5 Oscars principais da Academia de Artes Cinematográficas de Hollywood.

“O Silêncio dos Inocentes”: livro premiado ganhou versão cinematográfica ainda melhor

8. Jurassic Park

O livro de Michael Crichton até discute a parte científica e moral de reviver os dinossauros, mas o filme de Steven Spielberg conseguiu, além disso, colocar uma boa dose de ação e aventura. Sem contar, é claro, a revolução dos efeitos especiais, que mudaram a forma de se fazer cinema.

A revolução dos efeitos digitais marcou época

9. Julie e Julia

Baseado na autobiografia da chef Julia Child e no livro de memórias de Julie Powell, que tenta reproduzir todas as receitas de Julia em apenas 1 ano, o filme “Julie e Julia” consegue traçar um paralelo entre as duas protagonistas, que são separadas tanto pelo tempo quanto pelo espaço.

Você ja viu? :  Filmes que estreiam em Fevereiro de 2015

Meryl Streep em sua 16ª indicação ao Oscar

10. Um Sonho de Liberdade

Frequentemente chamado de melhor filme de todos os tempos, o dramático “Um Sonho de Liberdade” é baseado em um pequeno conto do mestre do suspense Stephen King, que o cita como seu filme favorito inspirado em uma obra sua.

Um dos melhores filmes de todos os tempos

fonte:megacurioso.com.br

Deixe sua opinião, dúvida ou crítica!

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.